Como parte da estratégia de investimento em mobilidade elétrica, a Porsche anunciou a compra da fabricante de bicicletas elétricas Greyp. A empresa croata tem uma linha de e-bikes premium e nasceu como braço da fabricante de carros elétricos Rimac.
Com modelos capazes de alcançar os 80 km/h, as Greyp vão desde as “super pedelecs” até uma linha urbana em pré-lançamento. Mas o grande diferencial da marca é mesmo a tecnologia presente em todos os modelos.
Começa com um chip 4G integrado e conexão permanente de dados e vai até câmeras de vídeo de alta resolução com operação e visualização remota.
A aquisição do controle acionário da marca croata pela Porsche vem em meio a um momento de expansão global do mercado de bicicletas elétricas. Nos EUA, onde a Greyp passou a operar em junho de 2020, o boom das e-bikes segue firme.
Ainda em 2019, a Porsche havia anunciado o compromisso de tornar-se neutra em carbono até 2030. Para os próximos 5 anos, a montadora alemã disse que vai investir 15 bilhões de euros (R$ 95 bilhões) em novas tecnologias, sendo 6,5 bilhões de euros (R$ 41 bilhões) para o desenvolvimento de veículos elétricos.
Fonte: Aliança Bike