Folha de pagamento: como se planejar e diminuir o impacto do 13º salário

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Para a grande maioria das empresas o 13º salário é um dos principais motivos de preocupação no final do ano.

Gerenciar, organizar e realizar o controle da folha de pagamento é uma grande dificuldade para muitos empresários.

Mas com um pouco de organização e utilizando algumas estratégias é possível diminuir estes impactos e ter um final de ano mais tranquilo.

  1. O primeiro passo é ter um controle e organização da Folha de Pagamento: anote o nome de cada um dos funcionários, cargo, salário, data de admissão e período de férias.
  2. Faça um controle de ponto: anote as faltas, eventuais horas extras e afastamentos.

Entenda minimamente as leis trabalhistas e o que pode ou não ser descontado do seu colaborador. Calcular corretamente estas informações é muito importante para não gerar problemas trabalhistas.

  • Calcule e recolha corretamente os impostos, se não tem conhecimento ou tempo para fazer sozinho, tenha apoio de um profissional como um contador ou empresas que disponibilizam sistemas de gerenciamento de folha de pagamento.
  • Realize um planejamento financeiro anual de sua folha de pagamento, 13º salário e férias não podem ser uma surpresa no seu fluxo de caixa e um dos erros mais comuns e que mais traz problemas para as empresas é não se planejar para fazer frente à essas despesas.

Uma boa alternativa é criar um fundo de reserva durante o ano e investir todos os meses um valor e fazer um caixa para essa despesa.

Outra opção é antecipar 50% do 13º salário junto com as férias do funcionário, assim você não acumula toda essa despesa em um único mês e pode diluir uma boa parte durante o ano, pois nem todos os funcionários saem de férias juntos.

Se este ano você não conseguiu se planejar e vai precisar de uma linha de crédito, cuidado para não utilizar linhas mais caras como o cheque especial.

Busque no seu banco ou mesmo em fintechs de crédito opções mais baratas e muitas vezes subsidiadas como as linhas de crédito disponibilizadas pelo BNDES para pequenas empresas por exemplo.

Uma boa gestão e organização são fundamentais para reduzir os problemas com o pagamento de folha de funcionários além de evitar problemas financeiros e fiscais.

Economista, Planejadora Financeira CFP®️ – Certified Financial Planner, Consultora de Investimentos CVM, pós-graduada em Negócios Bancários (FGV-SP) e em Psicologia Positiva (PUC-RS). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando nos maiores bancos do país.

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