Para prevenir falhas ou a parada inesperada do veículo é fundamental fazer a manutenção preventiva, pois, além de evitar a utilização de guincho para a remoção do automóvel, pode também impedir o desgaste prematuro de alguns componentes. Afinal, o desgaste de uma peça pode comprometer outros itens dos sistemas automotivos. “Trocar a peça no tempo adequado elimina o risco do motorista ficar a pé devido a uma pane mecânica”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Silva alerta também para o a questão da segurança já que algumas peças, quando comprometidas, podem ocasionar falhas inesperadas e colocar em risco a segurança do veículo, como itens do sistema de freios, suspensão, direção e outros. “A falta de eficiência dos freios ou o comprometimento de peças da suspensão e direção configuram riscos no trânsito”, comenta.
Há também o fator da economia. “A manutenção preventiva pode fazer com o dono do veículo economize. Na maioria das vezes a prevenção é uma maneira efetiva de evitar gastos desnecessários.
A recomendação é consultar o manual do veículo para verificar o período da revisão dos componentes e contar também com o mecânico de confiança já que as revisões dependerão das condições das vias que o veículo trafega, das diferentes necessidades de uso de cada proprietário e até da forma de dirigir.