Oficialmente, serviço revolucionário chega no dia 16
Começa hoje, dia 13, o período de teste do novo meio de pagamento que vai operar de forma instantânea, conhecido como Pix. O Banco Central selecionou alguns clientes das 762 instituições já aprovadas para trabalhar com o sistema. E a partir do dia 16 de novembro, a novidade estará disponível para todos os interessados.
PIX é uma maneira nova e muito mais fácil e ágil de pagar e receber dinheiro, criado pelo Banco Central. A transferência via Pix é feita por aplicativo de celular, demora até dez segundos – sim, segundos – para ser efetivada e pode ser feita por e para qualquer instituição financeira (que tenha se cadastrado no sistema)– seja um grande banco, seja uma conta digital.
As taxas são menores do que as praticadas hoje em dia e o melhor, podem ser feitas em qualquer horário: funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano. O assessor financeiro Luiz Ricardo Gatti , CEO da Gama Process Auditoria e Consultoria, aponta pelo menos duas vantagens na nova ferramenta financeira. A primeira vantagem é na agilidade. As empresas e os clientes não vão mais precisar respeitar horários de transação bancária, bem como regras de valores. A outra vantagem – e não menos importante – é a redução de custo. Não haverá mais a dependência da maquininha. É um cenário mais favorável e inclusivo. Para Gatti, no futuro isso se transformará em crédito, tendo operações estruturadas geradas a partir da movimentação de Pix. Por exemplo, da mesma forma que se faz rastreamento de um cliente com base nos seus pagamento e recebimentos, o fluxo de Pix que o cliente tem provavelmente será usado como score de crédito e pontualidade. Vai melhorar os ratings de crédito, os scores dos bureaus, como Serasa, serão impactados também, porque um dos indicadores é a pontualidade do financeiro, a acuracidade do seu contas a receber e qualidade do contas a pagar. “Os empreendedores vão ter facilidade para transitar e transferir recursos. Além disso vão ter o ganho de custo por ser mais barato e facilidade de fazer onde estiver, apenas com celular e CPF ou email, do recebedor”, esclarece o consultor. “Nós, como prestadores de serviço do sistema financeiro, enxergamos o Pix como ferramenta de inclusão, redução de custo e melhoria de serviços, porque desburocrati za e facilita a vida dos empreendedores”, completa.
Não importa se sua empresa ou oficina é pequena, média ou grande. Cadastre sua chave Pix e tire suas dúvidas na sua instituição financeira. Prepare-se para o futuro.