Dia Nacional do Fusca: 5 cuidados essenciais para conservar um veículo clássico

Motul lista recomendações para preservar a mecânica e a estética do carro

5 minutos de leitura

O Dia Nacional do Fusca é comemorado em 20 de janeiro, data que marca o início da produção do modelo em 1959, no país. Para celebrar a data e auxiliar o motorista a conservar esse e outros veículos clássicos, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – elencou cinco cuidados essenciais.

1) Faça revisões periódicas

De acordo com Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil, é importante realizar revisões periódicas para a verificação de todas as peças do veículo e estar sempre atento aos ruídos, que podem ser indicativos de problemas, sobretudo, em sistemas como motor e arrefecimento. O carburador, o sistema de freios e os pneus também demandam bastante atenção, pois sofrem com degradação acelerada quando ficam parados por muito tempo. “O veículo clássico tende a rodar menos que o veículo de uso diário, por isso as revisões devem ser feitas de acordo com essa condição, normalmente sendo regrada por tempo e não quilometragem”, explica. Mesmo estando parado, os fluidos devem ser trocados, obedecendo rigorosamente um plano de manutenção, independentemente do carro ter ou não atingido uma quilometragem limite desse plano.

2) Coloque o veículo para rodar regularmente

O engenheiro frisa que nenhum carro é fabricado para ficar parado. Portanto, mesmo um automóvel de coleção deve ser colocado, regularmente e sempre que possível, nas ruas para manter o funcionamento, com as peças lubrificadas. “Em muitos casos é conveniente deixar o motor funcionando por um tempo para garantir que a viscosidade dos fluidos seja ideal para que cumpram sua função. É uma forma de evitar danos e aproveitar o momento para ficar atento a qualquer anormalidade de funcionamento antes de sair rodando”, orienta.

3) Redobre a atenção se o veículo ficar parado 

Se ficar por longo tempo em repouso ou hibernação, o carro precisará de manutenção diferenciada e produtos adequados. Para o motor, por exemplo, o filme lubrificante deve ter capacidade superior de adesão para que perdure por mais tempo, mesmo que o motor fique em repouso, sem circulação de óleo. “Esse cuidado garante a proteção contra a corrosão e uma partida eficaz, após o período de inatividade”, aponta.

4) Tenha cuidado na hora da lavagem

Para proteger a carroceria, a recomendação é tomar cuidado com a pressão dos jatos de água e com a escolha dos produtos utilizados – Alta pressão pode deslocar vedações e acabamentos, além de causar infiltrações e outros. Detergentes neutros auxiliam na conservação da lataria e pintura. Após lavar e secar o carro, também é recomendado andar por alguns quilômetros para garantir que o excesso de água seja expelido.

5) Guarde o veículo em local adequado

O especialista da Motul orienta que o carro seja mantido em local protegido de sol e chuva, uma vez que os fenômenos temporais podem prejudicar a pintura, mas cuidado no uso de algumas capas automotivas. Com o tempo elas podem causar danos na pintura pelo atrito, bem como aumentar a chance de acúmulo de umidade excessiva. Além disso, a garagem também precisa receber ventilação controlada, visto que a presença da umidade pode deteriorar peças sensíveis de acabamento interno, como couro, veludo, carpetes e a própria carroceria.

Classic Motul

Para atender às exigências de veículos antigos, a Motul desenvolveu a linha Classic Motul com óleos de motor exclusivos para cada aplicação. Os produtos vão desde monoviscosos minerais, de baixo poder detergente, até semissintéticos multiviscosos, com médio poder de detergência, indicados para clássicos mais modernos. 

Entre os aditivos, há o estabilizador que aumenta a vida útil da gasolina, adequado para evitar a degradação do combustível armazenado por longos períodos no veículo. Já o aditivo à base de fósforo para combustível evita o desgaste de válvulas em motores concebidos para utilização de gasolina com alto teor de chumbo, já não mais presente no combustível.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF é fornecedora do primeiro ônibus da Higer Bus para o mercado brasileiro

Próximo

Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP

Pular para o conteúdo