Publicado em 20 de julho de 2021, o boletim PULSO DO AFTERMARKET traz informações das oficinas até o dia 16 de julho, pelas quais é possível identificar um expressivo crescimento das passagens (serviços) nas oficinas, de tal forma que o ano de 2021 já acumula um aumento de 8,1%!
Considerando que o segundo semestre costuma apresentar demanda mais aquecida, é garantido um crescimento de dois dígitos na reposição em 2021. Neste cenário extremamente positivo o desafio a partir de agora é estimar em quantos pontos a barreira dos 10% de crescimento será superada.
PULSO DO AFTERMARKET
1º Quinzena de Julho 2021: Oficinas registram movimentos 20% acima da média histórica.
Média de passagens nas oficinas medidas pela CINAU em 14 estados que abrigam 90,96% da frota circulante no país.
Dados quantitativos e qualitativos estão considerados na composição das informações do gráfico acima e que também levam em conta a demanda de peças e lubrificantes nas oficinas.
Está claro que esse número crescente de serviços, não seria sustentável se a dificuldade de encontrar peças estivesse aumentando e ameaçando um colapso no abastecimento.
Outros fatores no ambiente das oficinas que afetam o desempenho do setor como inadimplência, crédito, ticket médio, inflação, etc. são condições que poderiam comprometer o resultado do mercado como um todo.
Para compor o atual boletim qualitativo, a CINAU realizou uma pesquisa entre os dias 5 e 6 de julho, e ouviu 480 reparadores em todo o território nacional. Desse trabalha destaca-se a percepção de FALTA DE PEÇAS (gráfico abaixo), que apresentou queda pela terceira medição seguida, o que indica tendência e fornece evidências para considerar que o pior da crise de abastecimento de peças, passou.
Se considerarmos que o pior momento da falta de peças passou, e que outros indicadores qualitativos levantados são aceitáveis, é possível ficar mais confiantes quanto ao recorde de crescimento projetado para 2021.