A Europa força a Tesla a abrir sua plataforma de reparos para oficinas independentes

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A marca de Elon Musk violou a legislação europeia em vigor que concede a todas as oficinas acesso não discriminatório a informações sobre reparação e manutenção, bem como software de diagnóstico e programação.

A Comissão Europeia obrigou a Tesla a partilhar a sua plataforma de reparação e manutenção e o software de diagnóstico e programação dos seus veículos com oficinas independentes nas mesmas condições que as oficiais, de acordo com o site Hybridand Electric. Esta informação só foi acessível às oficinas independentes mediante o pagamento de um preço elevado, o que elevou os custos das reparações, que tiveram de ser repassadas ao cliente, inviabilizando as reparações.

Em meados de 2020, a associação industrial alemã ZDK e outros consórcios envolvidos no mercado automotivo informaram à Comissão Europeia que a marca norte-americana só permitia o acesso da plataforma de reparo de seus veículos nos centros de reparo associados, enquanto a legislação vigente reconhece a todas as oficinaso acesso não discriminatório a informações sobre reparos e manutenção, bem como software de diagnóstico e programação, para todas as oficinas.

No final do ano, a Tesla alterou a configuração do seu site para cumprir este mandato, oferecendo o acesso a todas as oficinas a um preço baixo: 125 euros por cada hora de utilização do software de diagnóstico e programação e 30 euros por cada hora de utilização do site de informação técnica dedicado à manutenção , que segundo a ZDK violava a cláusula de discriminação, incluída no Regulamento de Homologação (UE) 2018/858 . Por fim, a Comissão Europeia provou que eles estavam certos.

Na Espanha, a Tesla tem cinco oficiais de serviços técnicos localizados em Madrid, Fuenlabrada, Getafe, Barcelona e Valência , um número muito pequeno que se limita a áreas onde a procura de seus carros é maior, mas é difícil viajar para quem não mora na vizinhança. Para evitar esses transtornos, a marca americana tem recorrido à tecnologia de seus carros que podem se autodiagnosticar e encontrar soluções para as falhas que surgem , como as relacionadas à manutenção ou reparo de peças de veículos que precisam ser substituídas. Eles podem até solicitar as peças de que precisam ou chamar o guincho em caso de emergência. Assim que o motorista é informado do problema do carro por meio de uma mensagem na tela do painel, a Tesla envia a informação para a central de operações da marca, que ajuda o cliente a resolver o problema.

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