A importância da revisão das sapatas de freio

Freio de estacionamento ineficiente, ruídos anormais e redução da resposta na frenagem são sintomas que sapatas e ou tambores podem estar comprometidos

2 minutos de leitura

Parte do sistema de freio traseiro dos veículos, as sapatas atuam na frenagem através do atrito com o tambor. Assim como as pastilhas de freio que estão na parte dianteira e sofrem desgaste, com as sapatas acontece o mesmo, mas de forma mais lenta. Por isso, precisam ser verificadas para identificar o nível de desgaste. Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, quando as sapatas de freio estão danificadas, podem apresentar ruídos anormais, redução da resposta e freio de estacionamento ineficiente.

Durante a manutenção, é importante saber que existem as sapatas com alavanca e sem alavanca, dependendo dos modelos de veículos. “Para facilitar a identificação entre um modelo e outro, a Jurid coloca a letra A no final do código para as sapatas com alavanca, diferente da que vem sem alavanca. As alavancas também precisam estar em bom estado de uso”, conta Costa.

Quando existe a necessidade de efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento.

O sistema de freio a tambor é composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e alavanca de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, todos estes componentes precisam estar funcionando bem para garantir a eficiência de todo o sistema.

A Jurid conta com amplo portfólio de linha de sapatas de freio, bem como oferece também linha de pastilhas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.

Fonte: Jurid / Portal da Autopeça

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis lidera o mercado sul-americano pelo terceiro ano consecutivo

Próximo

Fiat tem 44% de participação de mercado de vans em 2023, ano em que teve maior venda histórica da marca no segmento

Pular para o conteúdo