Pular para o conteúdo

A parcial de vendas de fevereiro de automóveis e comerciais leves projeta queda nos emplacamentos no 1º bimestre de 26%

9 minutos de leitura

Até o dia vinte e dois de fevereiro o setor de automóveis e comerciais leves vendeu 97.632 unidades, na comparação com o mês anterior às vendas registram um crescimento de 12,10%, mas quando comparamos com o mesmo período de 2021 os emplacamentos caem 23,57%.

A média de diária está projetando vendas entre 121 mil até 127 mil unidades, número próximo ao realizado no ano de 2006, ainda existe a esperança de um Sprint final que pode agregar ao resultado entre 5 a 6 mil veículos, mesmo assim será um fevereiro abaixo das expectativas.

Se o ritmo de vendas permanecer nos próximos 4 dias úteis o resultado do bimestre anotará uma queda de aproximadamente 26%, algo em torno de 83 mil veículos a menos do que foi realizado nos primeiros dois meses do ano anterior.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Parte do resultado pode ser creditado as dificuldades das montadoras com a escassez dos semicondutores e aos estoques desalinhados com a demanda, mas existem outras variantes que já estão presentes na nova realidade das concessionárias.

A elevação dos juros, os reajustes de preços e a falta de disponibilidade de muitos modelos são três fatores que juntos são um desafio para qualquer atividade, no mês de fevereiro o reflexo foi redução nos fluxos de loja e no recebimento dos leads, com menos clientes em uma oferta com limitação de modelos o resultado foi uma queda nas vendas.

Outro fator que também está presente no mês de fevereiro é a queda na procura de veículos seminovos, destacando que o problema não é a oferta, pois os estoques estão bem abastecidos, segundo Fernando Probst Gestor de Inteligência de Varejo, o fluxo de recebimentos de leads nas unidades que ele controla baixou em mais de 30%.

É importante esclarecer que os dados não indicam que estamos em um novo ciclo de crise, o que temos são novas variáveis que já estão sendo trabalhadas por montadoras, concessionárias e financeiras, a demanda continua maior que a oferta, aumentar a produção continua sendo o grande desafio, mas agora não é o único.

O que não podemos desprezar são os alertas que são dados pelo mercado, com certeza o mês de março virá com novas estratégias de concessionárias e montadoras, pleitos antigos como redução de impostos voltam a mesa de negociação, já existe a real possibilidade de redução de alíquotas, principalmente o IPI.

Um dado positivo é que nessa semana a Fundação Getúlio Vargas divulgou a nova pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), de acordo com os dados do estudo houve um crescimento de 3,8 pontos entre fevereiro e janeiro, segundo a FGV esse é o maior nível registrado desde agosto de 2021, a intensão de compra de bens duráveis voltou a crescer depois de cinco meses consecutivos de queda. A Viviane Seda Bittencour (FGV) destacou que os dados devem serem analisados com muita cautela, uma vez que o ICC ainda permanece em um nível histórico muito abaixo da média.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As vendas no varejo estão participando com 62% e o atacado (vendas diretas) com 38%, o Estado de Minas Gerais está liderando a parcial do mês, turbinado pelos emplacamentos das locadoras.

Muitos Estados vão antecipar o feriado de Carnaval, o que indica que teremos poucos registros de emplacamento no último dia do mês.

RANKING DE PARCIAL FEVEREIRO 22.02.2022.

  A Fiat continua surpreendendo o mercado e já garante o 14º mês consecutivo na liderança, 60,40% das vendas estão concentradas na modalidade faturamento fábrica, 44% de seus licenciamentos foram registrados em Minas Gerais o que demonstra forte concentração no setor de locação. Seu principal modelo de vendas a Strada é líder no ranking de modelos, o Argo está na 4ª posição e o Mobi em 6.º. Suas vendas acumuladas registram uma queda de 21,56% e sua participação de mercado cresceu 6% o que equivale a um ganho de Market Share de 1,28%.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A GM distante da liderança está na 2.ª posição, suas vendas acumuladas caem 42% em relação ao ano anterior, a marca americana vai parar a produção em Gravataí por 30 dias, o que deve comprometer muito seu desempenho no mês de março, nessa unidade são produzidos o Onix e o Onix Plus. A modalidade varejo está concentrando 74% de seus licenciamentos, seu principal modelo de vendas o Onix, está na 2.ª posição e o Onix Plus na 8.ª.

A terceira posição está com a Toyota, a marca tem um excelente início de ano, sendo a única marca de volume a registrar crescimento, suas vendas estão 82% concentradas no varejo, seu modelo mais vendido é o Corolla Cross, ocupando a 10.ª posição e registrando um crescimento de 63% em relação ao mês anterior. A montadora japonesa parece ter reorganizado a sua produção devendo ser um dos destaques do 1.º bimestre.

A Hyundai está na quarta posição nas vendas do mês e terceira posição no acumulado, a marca coreana consegue excelentes resultados mesmo com poucas opções de modelos. Suas vendas estão concentradas no HB20 na terceira posição e no Creta na 9.ª posição.

As marcas Premium são lideradas no acumulado pela BMW, seu desempenho em fevereiro está 69% acima do realizado em janeiro, a Volvo fica com a segunda posição no acumulado e fecha trio a Audi, destacamos que a marca alemã Audi deve retornar a produção no Brasil ainda em 2022.

RANKING DE MODELOS DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES

A Strada retorna para a liderança, mas anota uma queda de 24% em comparação com o mesmo período de 2021, com a paralisação temporária da produção do Onix o comercial leve da Fiat tende a abrir grande vantagem no acumulado.

O Onix demonstrou nesses nesse início de ano que tem condições de brigar pela liderança, infelizmente mais uma vez a GM vai suspender a produção do modelo por 30 dias, serão quase sete meses de paralisação desde o início da pandemia, deve ser um recorde mundial.

A terceira posição retorna para o Hyundai HB20, o modelo coreano é um sucesso em vendas deste o seu lançamento, seu segredo é com certeza a confiabilidade do produto.

O sub segmento hatch pequeno é o destaque da parcial, ocupando a segunda, terceira e quarta posição, o Fiat/Argo na 4.ª posição regista um crescimento de 101%.

No ranking abaixo é possível analisar as vendas dos 30 modelos mais emplacados na parcial de fevereiro, na primeira coluna são vendas mensais e sua comparação é com o mês anterior, nas últimas colunas são vendas acumuladas e sua comparação é com ano anterior.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Faróis e lanternas do novo CITROËN C3 2022 são da marca ARTEB

Próximo

Ram Certified é o novo programa de seminovos com certificado de procedência e garantia