Em 3 de novembro de 2020, a lei do direito de Massachusetts de reparar foi aprovada por uma margem de 75-25 por cento, dando aos proprietários de veículos o controle sobre os dados e a propriedade de seus veículos. Ele também abre a oportunidade para oficinas de reparo independentes realizarem diagnósticos e reparos complexos em veículos.
No entanto, há poucas semanas um julgamento começou em um tribunal federal para ouvir uma ação movida pela “Alliance for Automotive Innovation” contra a aprovação da lei do direito de reparo. O argumento desta aliança é que permitir que proprietários de automóveis e oficinas de reparação independentes tenham acesso aos dados coletados por seus veículos os exporia a sérios problemas de segurança cibernética. A Alliance, que é formada por mais de 20 montadoras e fornecedores de equipamentos originais, também argumenta que seus associados não podem cumprir os requisitos de 2022 previstos em lei. Eles também indicam que esta lei está em conflito com as regras de acesso a dados do estado de Massachusetts e os padrões federais.
A posição da Auto Care Association é que não permitir que os proprietários de carros controlem seus próprios dados significa que os fabricantes serão os únicos com a capacidade de determinar quem repara os veículos. A lei do direito de reparar é fundamental para garantir que os consumidores continuem tendo a opção de escolher onde consertar seus veículos.
Aaron Lowe,vice-presidente sênior de assuntos regulatórios e governamentais da Auto Care e que já esteve no Brasil no seminário de reposição apresentando este tema, testemunhou durante o teste e confirmou que a tecnologia necessária para garantir a transmissão de dados cibernéticos já existe e que a implementação da nova lei é crítica para o futuro da indústria de reposição independente. A Auto Care está acompanhando o julgamento, bem como o veredito que provavelmente ocorrerá nas próximas semanas. Esperamos que o tribunal mantenha a vontade do povo de Massachusetts.