Autor Marcelo Cavalcante de Lima
consultores.cavalcante@gmail.com
O setor de automóveis e comerciais leves vendeu em janeiro 152.039 unidades, esse volume representa um crescimento de 16,53% em relação ao mesmo período do ano de 2023 e um recuo de 35,74% quando comparado com o mês de dezembro.
O volume de vendas em janeiro ficou 20,39% abaixo do realizado no período pré pandemia, demonstrando que ainda temos um longo caminho de recuperação.
O varejo participou em janeiro com 58,97% das vendas totais com 89.499 unidades, esse volume representa um crescimento de 22,43% em relação ao mesmo período de 2023 e uma queda de 19% quando comparado com o mês de dezembro.
O atacado vendeu em janeiro 62.540 unidades, registrando uma queda de 14,45% quando comparado com o fraco desempenho do mesmo período de 2023 e anotou uma queda de 50,38% em relação ao mês de dezembro. A queda nas vendas do atacado é parcialmente justificada pela antecipação de compras do setor de locação em dezembro.
O ranking de marcas de janeiro encerrou com a liderança da Fiat com 30.852 unidades vendidas, anotando um crescimento de 7,92% ante o ano de 2023 e uma queda de 34% em comparação com dezembro. A marca tem um bom início de ano fechando com uma participação de 20,29%, demonstrando que pode repetir o bom desempenho dos últimos 3 anos.
Na segunda posição temos a VW com 22.143 vendas, esse volume representa um crescimento de 10,47% ante janeiro de 2023, quando comparamos com o período pré pandemia a marca recua 20,62%.
A terceira posição ficou com a GM com 18.912 unidades, ficando 16,65% abaixo do realizado em janeiro de 2023 e recuando 47,78% quando comparado com o período pré pandemia. A montadora anunciou férias coletivas de 11 dias em fevereiro em sua unidade de Gravataí.
Entre as marcas de volume o destaque é da Hyundai na 4.ª posição com 12.581 unidades, registrando um crescimento de 23,59% em relação ao mesmo período de 2023 e a Nissan que ficou com a 8.ª posição anotando um crescimento de quase 50% ao realizado em 2023.
Outra grande surpresa ficou com a 10.ª posição da BYD, a marca chinesa vendeu 4.299 unidades, lembrando que todos em seus produtos são importados. O resultado de janeiro foi o terceiro melhor da marca, sendo superado apenas pelos meses de dezembro e janeiro 2023.
O segmento de marcas Premium vendeu em janeiro 3.239 unidades, recuando 6% ao realizado no mesmo período de 2023 e caindo 42% na comparação com dezembro de 2023.
As segmento de novas energias vendeu em janeiro 12.071 unidades, sendo 4.375 elétricos e 7.706 híbridos, desses 3.820 foram PHEV, 2.638 foram com a tecnologia HEV e 1.238 foram híbridos leves. A participação total do segmento em janeiro foi de 7,95%. O volume de eletrificados está concentrado no bom desempenho das duas chinesas e da Toyota, a BYD com 4.299 unidades, a GWM com 2.316 e a Toyota com 1.592, juntas elas têm 68% do mercado de novas energias.
ELÉTRICOS
O modelo elétrico mais vendido foi o BYD/Dolphin com 1.820 veículos, seguido pelo GWM/Ora com 696 unidades e fecha o trio o BYD/Seal com 612 emplacamentos.
A marca de elétrico mais vendida é a BYD com 2.779 unidades, sendo 1.820 Dolphin, 612 Seal, 274 Yuan Plus, 49 Tan, 19 Han e 5 ET3.
A segunda marca de elétricos mais vendida é a GWM (696) e a terceira posição é da Volvo com 275.
HÍBRIDOS
O modelo híbrido mais vendidos foi o GWM com 1.619 unidades emplacadas, na segunda posição temos o BYD/Song Plus com 1.520 e fecha o trio dos híbridos o Corolla Cross com 995 unidades.
A marca que está liderando as vendas de híbridos é a GWM com 1.619 unidades, seguida pela Toyota com 1.592 e fecha o pódio a BYD com 1.520.
Em janeiro a GWM emplacou uma unidade do TANK 300, o modelo já havia sido flagrado em testes, mas ainda não tinha nenhum registro de emplacamento, não existe informações oficiais se ele será importado ou produzido no Brasil.
RANKING DE MODELOS
O modelo mais vendido no ranking geral de janeiro é mais uma vez a Fiat/Strada com 8.022 unidades vendidas, registrando um crescimento de 14,60% ao realizado no mesmo período de 2023.
Na segunda posição temos o Hyundai/HB20 com 7.478 unidades, anotando um crescimento de 54,50% ante 2023, fecha o trio o VW/Polo com 7.258 unidades.
Chama a atenção que todos os principais modelos da GM estão registrando quedas nas vendas quando comparado com o mesmo período de 2023.
ESTADOS
São Paulo liderou as vendas de janeiro com 46.500 unidades, a marca mais vendida para os paulistas foi a VW com 9.900 registros, seguida pela Fiat com 5.850 e a GM fica com a terceira posição com 4.370. O Estado registrou um crescimento de 47% em relação ao mesmo período de 2023.
Minas Gerais que tem vocação para emplacamentos de locadoras, emplacou apenas 22.360 unidades, esse volume representa uma queda de 18% em relação ao ano anterior e quase 60% abaixo do realizado em dezembro. A marca mais vendida para os mineiros foi a Fiat com 7.750 unidades, seguida pela Hyundai com 4.100 emplacamentos.
Durante a semana eu divulgarei o ranking completo por Estados com o comparativo com o ano de 2023.
O resultado de janeiro ficou um pouco abaixo das previsões, a estimativa eram vendas em torno de 160 mil unidades, o setor segue com forte dependência do segmento de locação, preços elevados e queda no poder aquisitivo seguem sendo os principais entraves para uma recuperação plena.
O ano estará repleto de muitos lançamentos e carregado de novos investimentos, o programa Mover com previsão de incentivos fiscais de R$19 bilhões movimentou as montadoras, ainda faltam as portarias com os regulamentos, entre eles os porcentuais de eficiência energética, reciclabilidade e tecnologia propulsora e potência do motor.
É preciso ficar muito atendo aos lobbys, principalmente no quesito de índice de nacionalização e a forma que o cálculo será feito.
Outras análises serão feitas durante a semana, desejamos uma ótima leitura.
RESUMO FECHAMENTO