Autos e leves eletrificados vendem em maio 13.617 unidades, no acumulado já são 64.937 unidades

5 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

E-mail consultores.cavalcante@gmail.com

No mês de maio o segmento de autos e leves eletrificados vendeu 13.617 unidades, esse volume representou uma queda de 10,45% em relação a abril, parcialmente justificado pelo menor número de dias úteis, operação padrão do IBAMA e a enchente no Rio Grande do Sul.

No acumulado do ano já foram vendidos 64.937 veículos, esse volume representa um crescimento de 149,52% em relação ao ano anterior e uma participação de 7,43% em relação ao total vendido pelo setor.

O segmento ainda respira os bons ares da novidade, alinhados a ações comerciais agressivas, principalmente dos fabricantes chineses e pacotes de opcionais que agradam aos novos consumidores.

As duas principais entrantes chinesas aceleram as nomeações de novas concessionárias. com o objetivo de ampliar suas participações e melhorar a capacidade de assistência técnica. O bom momento do segmento pode facilmente ser comprometido pelo aumento das reclamações dos consumidores.

RANKING DE ELETRIFICADOS

O ranking de marcas eletrificadas incluí todos os automóveis e comerciais leves de novas energias, tanto os modelos 100% elétricos como os híbridos com suas variações de tecnologia.

A BYD fechou os cinco primeiros meses com 27.234 unidades, fechando com uma participação de 41,94%, as vendas no mês de maio foram de 5.255 unidades, anotando uma queda de 25,38% em relação ao mês anterior. O objetivo da marca é vender 100 mil unidades de eletrificados em 2024, os dados atuais projetam vendas da marca entre 65 mil a 75 mil unidades, o que já é um volume excelente, mas tem muita água para rolar até o final do ano.

Na segunda posição dos eletrificados temos a GWM com 9.989 unidades, com uma participação de 15,38%. No mês de maio a marca vendeu 1.972 veículos, anotando uma queda de 13,5% ante abril. A marca ´postergou a produção no Brasil para o segundo semestre, sua atuação tem demonstrado cautela, a marca está projetando para o ano de 2024 vendas de 31.000 veículos.

A Toyota fecha o trio dos eletrificados com 8.899 unidades, a marca japonesa segue com seus modelos híbridos/flex sendo sua principal força de vendas, seu volume de vendas registra crescimento de 12,59% em relação ao ano anterior.

Destaque para a Volvo que com seu novo lançamento registrou crescimento nas vendas de maio de 111,64%, suas vendas acumuladas são de 2.971 unidades e registram queda de 11% em relação ao ano anterior.

RANKING DE MARCAS E MODELOS ELÉTRICOS

Os veículos 100% elétricos venderam em maio 5.170 unidades, anotando uma queda de 22,84% em relação ao mês anterior, no acumulado já foram vendidos 25.993 autos e leves, esse volume representa um crescimento de 676% em ante 2023.

O modelo mais vendido no mês de maio foi o BYD/DOLPHIN MINI com 2.104 unidades, seguido pelo Dolphin com 1.145 e fecha o trio o GWM/Ora com 534 veículos, os três modelos apresentaram quedas em relação ao mês anterior.

No acumulado a liderança é do BYD/Dolphin com 8.096 veículos, seguido pelo novato Dolphin Mini com 7.736 e o GWM/Ora com 3.098.

No ranking de marcas elétricas a liderança é da BYD com 19.104 unidades e uma participação de 73,50%.

RANKING DE MARCAS E MODELOS HÍBRIDOS

Os veículos híbridos venderam em maio 8.447 unidades, registrando uma queda de 0,69% ante o mês anterior, no acumulado já foram vendidos 38.944 veículos, anotando um crescimento de 70,33% na comparação com o ano de 2023.

O modelo híbrido mais vendido em maio foi o BYD/Song Plus com 1.560 unidades, no acumulado ele está também na liderança com 8.130 registros,

Na segunda posição do mês temos o GWM/Haval 6 com 1.438 vendas, no acumulado ele já emplacou 6.890 unidades e está na vice liderança.

Fecha o trio dos híbridos o Corolla Cross com 1.304 unidades em maio e 5.770 no acumulado do ano.

A marca que está liderando as vendas de autos híbridos é a Toyota com 8.899 unidades, na segunda posição está a BYD com 8.130 e fecha o trio a GWM com 6.891 registros.

Os dados são prévios estão sujeitos a pequenas variações, nosso objetivo é demonstrar tendências.

Desejamos uma ótima leitura.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

BYD reafirma liderança absoluta no mercado brasileiro e vende 7 a cada 10 veículos elétricos no país

Próximo

Minuto Futuro 917 – Bruto de Cara pro Vento