Autor Marcelo Cavalcante de Lima
O segmento de novas energias vendeu até o dia 23 de fevereiro 7.474 unidades, sendo 2.566 elétricos e 4.908 híbridos, no ano já foram vendidos 19.500 unidades de veículos eletrificados.
Os modelos 100% elétricos acumulam uma venda total de 6.922 unidades, sendo a tecnologia mais vendida na parcial, os modelos PHEV são a segunda opção dos consumidores, com vendas acumuladas de 6.389 unidades, seguidos pelos HEV com 4.100, os híbridos leves representam apenas 10,71%.
MODELOS ELETRIFICADOS MAIS VENDIDOS.
ELÉTRICOS
O BYD/Dolphin segue isolado na liderança, o modelo 100% elétrico vendeu até a última sexta-feira 1.263 unidades, no acumulado já foram vendidos 3.082 veículos. O lançamento do BYD/Dolphin Mini deve migrar parte dos consumidores do irmão mais velho, mesmo sendo modelos de veículos com tamanhos diferentes, ambas as versões tem características urbanas e são a porta de entrada para o universo de 100% elétricos.
Na segunda posição temos o GWM/Ora com 427 vendas, eu esperava um volume maior, principalmente pelo custo benefício oferecido pelo modelo, no acumulado o modelo já vendeu 1.123 unidades.
Fica com a terceira o BYD Seal com 339 unidades vendidas em fevereiro e 950 no acumulado.
A Volvo surpreende pelo baixo volume de vendas de seus modelos, o anúncio de aumento de preços impactou negativamente em seu desempenho em fevereiro, outra possibilidade é a migração para outras entrantes, vamos aguardar, ainda é cedo para tirar qualquer conclusão.
HÍBRIDOS
O BYD/Song Plus, o único modelo híbrido disponível da marca no Brasil é líder na parcial de fevereiro com 1.412 unidades vendidas e também fica com a primeira posição no acumulado com 2.932 registros.
Na segunda posição da parcial de fevereiro temos o Toyota/Corolla com 706 vendas, no acumulado o modelo que liderou as vendas de 2023, está na terceira posição com 1.702 unidades.
Fecha o trio dos híbridos o GWM/Haval 6 com 654 unidades, no acumulado ele permanece na segunda posição 2.273 unidades.
MARCAS MAIS VENDIDAS
A BYD está liderando em fevereiro a venda de elétricos e híbridos, assim com o ranking geral de eletrificados, a marca vendeu até o dia 23 de fevereiro 4.548 autos elétricos, 2.932 híbridos e totaliza 7.480 eletrificados, ficando com uma participação de 38,36%.
Outras análises serão feitas na parcial geral do mercado automotivo.
Boas vendas.