Sabe aquele veículo, o Land Cruiser, fabricado até 2001, que a gente conhece como Bandeirante? Então, a Toyota decidiu produzir as peças para manter o modelo rodando, em comemoração aos 70 anos da série 40.
O Land Cruiser 40 foi primeiro modelo de sucesso da Toyota no mercado internacional. Chegou aos EUA em 1955 e após três anos começou a ser produzido no Brasil, que foi o primeiro país a ter fábrica da empresa depois do Japão.
Para fazer a produção de peças realmente necessárias a Toyota consultou revendedores do modelo Land Cruiser, e também fez pesquisas com clubes de proprietários e fãs do modelo. Desta forma, a montadora listou as peças mais necessárias para manter o Land Cruiser 40 em condições de rodagem. Esses itens, segundo donos e lojistas, são os mais difíceis de encontrar no mercado de autopeças.
As peças e componentes, basicamente, se referem aos conjuntos de suspensão, direção e freios. Porém, a Toyota também fará peças de motor, transmissão e escapamento. A marca não divulgou a lista dos componentes.
Para consultar ou pedir a peça faltante, o proprietário pode acessar um site da Toyota no Japão, informando o item que está em falta. Nesse site, a Toyota exige a indicação da região e país, assim como a idade do veículo e a geração do mesmo, listando as BJ, FJ e HJ, bem como quilometragem, ano/modelo, tipo de carroceria, qual combustível, modelos de motor, tipo de câmbio, modelo de transmissão, entre outros. Não é garantido que a marca atenderá de imediato, mas é provável que quanto mais pedidos, mais rápido a Toyota vá produzir. A partir do ano que vem todas as regiões do mundo serão contempladas.
O questionário é grande e vai ajudar a empresa a encontrar as maiores necessidades dos donos do Bandeirante, o modelo FJ25, aqui J5. No Brasil, o jipe da Toyota teve motores originais da marca até 1962 e depois de 1994, com propulsores da Mercedes-Benz na maior parte da vida.