ACESSOS E REDES SOCIAIS
Em algumas empresas o uso de seu dispositivo de informática é permitido, mas, nem por isso o acesso a redes sociais e uso de whatsApp e Telegram são permitidos, assim como, nas empresas que disponibilizam seus próprios equipamento de T.I.
Algumas empresas fazem uso de firewalls e outros meios para limitar o uso da internet por seus funcionários, clientes e fornecedores enquanto estiverem se utilizando de seus equipamentos, o que é valido e faz parte da segurança ofertada pela empresa aos dados que circulam pela mesma.
Importante deixar claro as regras estabelecidas pela empresa, seu uso e horários. Para isso políticas bem estabelecidas são essenciais, além de fazerem parte dos materiais solicitados pela ANPD caso haja vazamentos de dados.
BACKUP/RESTORE
Não há como falar de segurança de dados, de internet e dispositivos e não falar em backup/restore. Quem nunca apagou um documento ou foto de seu computador ou celular, não sabe o que é desespero!
Nada mais tranquilizador que ter a certeza nesses momentos que existe um backup pronto para ser restaurado se preciso for. Portanto, regras claras de backup/restore são mais que necessárias, afinal, não podemos esquecer que um titular de dados pode solicitar a qualquer empresa que tenha feito negócios, compras ou cadastro que informe quais dados e o que faz com os mesmos a qualquer tempo. Mesmo que seja para que depois, ele solicite para que sejam deletados definitivamente.
Então, uma política de backup/restore precisa estar dentro do hall de documentos importantes dentro de uma empresa, se não possui, pense, solicite, não perca dados importantes ao andamento de suas atividades.
Última parte, sobre Boas Práticas, na próxima semana
Leia a parte 3 – https://www.movenews.com.br/2022/08/24/beaba-da-lgpd-parte-3/