Pular para o conteúdo

BMW investe em tecnologia sustentável no processo de pintura de veículos

3 minutos de leitura

  • Adoção de tecnologia para aquecer água ajuda na redução de emissões de CO2
  • Sistema colabora para reduzir o impacto da operação


O BMW Group Brasil passa a utilizar uma nova tecnologia sustentável em sua fábrica localizada em Araquari, Santa Catarina. A planta passou a utilizar uma bomba de calor para o aquecimento de água empregada em um dos processos de pintura das carrocerias, em substituição ao uso de gás natural.
 

A bomba de calor utiliza energia elétrica para o aquecimento da água necessária em um dos processos de pintura. Esse sistema é mais eficiente e sustentável do que a queima de gás natural, contribuindo para a redução de carbono no processo de fabricação da planta.
 

Essa inovação tecnológica traz benefícios significativos com a redução de 10% das emissões de CO2 na produção de veículos. Dessa forma, a Planta Araquari reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental de suas operações.
 

“A adoção da bomba de calor é mais um passo importante do BMW Group Brasil em direção a uma produção cada vez mais sustentável. Essa tecnologia nos permite substituir o uso de combustíveis fósseis por energia elétrica em um dos processos, reduzindo substancialmente nossas emissões de CO2”, afirma o diretor da fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, Otavio Rodacoswiski.
 

A iniciativa faz parte dos esforços globais do BMW Group para a redução na emissão de CO2 na produção de veículo. Para isso, o grupo investe constantemente em soluções inovadoras que visam minimizar o impacto ambiental de suas atividades industriais.

Planta Araquari, a maior fábrica de carros premium da América do Sul
 

A Planta Araquari completará 11 anos de operação em 2025 e produz atualmente o BMW Série 3, BMW X1, BMW X4 e o BMW X5 híbrido plug-in. Com uma área total de 1,5 milhão de m², incluindo 112.893 m² de edifícios, conta com atividades de montagem, soldagem da carroceria, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. A fábrica possui uma linha de produção flexível e está pronta para atender à demanda por veículos eletrificados no mercado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor no Brasil.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Buracos no asfalto. Inimigos constantes dos motoristas e dos veículos

Próximo

Stellantis anuncia mudanças de executivos na América do Sul