Com expressivo aumento na quantidade de expositores, o projeto Brasil Auto
Parts – Trusted Partners (BAP) − parceria do Sindipeças com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) −
organizou a participação de 48 fabricantes na Automechanika Frankfurt, de 10
a 14 de setembro. Foi o maior pavilhão brasileiro em feiras mundiais do setor,
com quinze empresas a mais que na edição anterior dessa mesma mostra.
Durante os cinco dias de trabalho, foram realizados 2.185 contatos comerciais,
que resultaram em vendas de US$ 3 milhões durante o evento. O potencial de
negócios para os próximos doze meses é de cerca de US$ 14,5 milhões. A
Automechanika Frankfurt é a mais tradicional e uma das maiores feiras de
autopeças do mundo. O pavilhão brasileiro recebeu visitantes e potenciais
compradores da própria Alemanha, França, Polônia, Grécia, Bélgica,
Inglaterra, Irlanda, Espanha, Holanda, Itália e Portugal, da Europa; Argélia,
Egito, Líbia, Marrocos e Tanzânia, da África; Arábia Saudita e Emirados Árabes,
do Oriente Médio; além de outros, como Estados Unidos, México, Turquia,
Índia, China e vários da América do Sul.
Balança comercial − As exportações de autopeças no acumulado de janeiro
a agosto, para 201 mercados, totalizaram US$ 5 bilhões, valor 19% inferior ao
registrado em iguais meses de 2023, segundo dados do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) consolidados pelo
Sindipeças. As importações no período, de 184 diferentes origens, cresceram
6,1% e chegaram a US$ 13,7 bilhões.
Veja os dados mais recentes da balança comercial brasileira de autopeças.