BYD lança a plataforma eletrônica 3.0, avançando para a próxima geração de veículos elétricos

12 minutos de leitura

Junto com esse lançamento, a BYD apresenta ao mercado seus novos veículos EA1, XDREAM e DM-i.

Em 19 de abril de 2021, a BYD, líder global em veículos elétricos, lançou oficialmente a e-platform 3.0 para veículos elétricos no Salão do Automóvel de Xangai de 2021. No mesmo dia, a BYD também apresentou o carro-conceito X REAM e o novo EA1, além de lançar oficialmente seu carro-chefe híbrido para 2021, o Tang DM-i.

A plataforma eletrônica 3.0 foi projetada para a próxima geração de automóveis inteligentes de alto desempenho, oferecendo quatro principais vantagens: inteligência, eficiência, segurança e estética. Ela não apenas integra e padroniza os principais componentes, mas também constrói uma estrutura de carroceria totalmente nova, uma renovada arquitetura digital e elétrica, além de um atualizado sistema operacional BYD. Assim como suas outras versões, a plataforma eletrônica 3.0 continuará à disposição da indústria, acelerando ainda mais a eletrificação dos automóveis.

Enquanto o novo modelo EA1 da BYD marca a abertura oficial de sua nova série de produtos “e”, o carro-conceito X DREAM continua a linha de design “Dragon Face”, integrando elementos chineses com design inovador. Além disso, o totalmente novo Tang DM-i, define a referência em eficiência energética no mercado de SUV da China, graças ao sistema híbrido DM-i que tem baixo consumo de combustível, chegando a 5,3 litros por 100 quilômetros. O preço de venda do Tang DM-i varia entre 189.800 a 216.800 RMB

Plataforma eletrônica 3.0, o berço para a nova geração de veículos elétricos

A plataforma eletrônica 3.0 surge com os mesmos genes de inteligência de suas antecessoras, compartilhando com elas as principais vantagens de inteligência, eficiência, segurança e estética.

A plataforma eletrônica 3.0 traz aos veículos elétricos possibilidades ainda maiores no campo da direção autônoma

Quando se trata de inteligência, a plataforma eletrônica 3.0 vem com o sistema operacional de veículo desenvolvido pela BYD, tornando-a expansível, atualizável e totalmente aberta aos desenvolvedores. Ela oferece uma melhor interação entre veículo e usuário, bem como entre veículos e outras coisas na estrada, trazendo aos automóveis elétricos ainda mais possibilidades no campo da direção autônoma. Ao mesmo tempo, a velocidade de integração das novas funções pode ser reduzida de dois meses para duas semanas, o que significa que o ciclo de integração das funções pode ser reduzido em mais de 70%.

No que diz respeito à eficiência, os módulos principais da plataforma eletrônica 3.0 são menores, mais leves, mais fortes e com menor consumo de energia. Ela é equipada com uma nova tecnologia de bomba de calor como padrão e um módulo 8-em-1 recém-atualizado para o sistema de acionamento, permitindo que a eficiência geral exceda 89%. Um veículo elétrico equipado com a plataforma eletrônica 3.0 leva apenas 2,9 segundos para ir de 0 a 100 km / h, com uma autonomia de até 1.000 km. Com a tecnologia de carregamento rápido de 800 V, o veículo elétrico pode ser carregado por apenas 5 minutos para ter uma autonomia de 150 km, enquanto o consumo de energia a cada 100 km é reduzido em 10% e a autonomia é 10% maior no inverno.  

Em termos de segurança, a ultra segura bateria blade é a configuração padrão da plataforma eletrônica 3.0, o que melhora muito a integridade de veículos 100% elétricos, visto que a bateria blade é uma das baterias mais seguras da indústria. Isso também está integrado ao design estrutural do veículo, dobrando a rigidez torcional da carroceria.

Quando se trata de estética, os modelos da e-platform 3.0 redefinem a estética do design dos veículos, com saliências dianteiras mais curtas, maior distância entre eixos, centro de gravidade mais baixo, mais espaço, senso de movimento e dinâmica, bem como um coeficiente aerodinâmico (Cx) tão baixo quanto 0,21.

A plataforma eletrônica 3.0 redefine a estética dos veículos elétricos

Em 2018, a BYD anunciou a solução de plataforma eletrônica pela primeira vez, e assim como as primeiras versões, esta última continua a aprofundar o uso de tecnologias originais, libera completamente o potencial da eletrificação inteligente, tornando-a verdadeiramente o “berço para a próxima geração de veículos elétricos”, ao mesmo tempo que fornece uma excelente solução básica para os VEs inteligentes.

Antes disso, a Mercedes-Benz, a Toyota e a Didi Chuxing fizeram parceria com a BYD para desenvolver veículos elétricos e a plataforma eletrônica 3.0 continuará aberta a todas as empresas. Em um futuro próximo, VEs baseados na plataforma eletrônica 3.0 serão usados em todo o mercado.

Segundo Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, “Em poucos anos, os veículos serão todos elétricos, semi-autônomos e conectados, a ponto de superar os smartphones como o centro de conectividade na vida das pessoas. Os veículos poderão ser usados para abastecer sua casa ou a rede, quando os estímulos de preço permitirem, ou ainda de controlar a sua casa remotamente, assim como um veículo elétrico se comunicará com outros veículos, pedestres e com a infraestrutura das cidades, usando novas tecnologias de 5G, blockchain e Inteligência Artificial. Essa novas tecnologias irão transformar nossa vida em pouco tempo”.

Novos veículos abrem novas portas para a marca enquanto continuam a consolidar sua vantagem no setor

O EA1 será o primeiro modelo da nova série de produtos “e” da BYD. Ele foi projetado pelo Diretor de Design Global da BYD, Wolfgang Egger, e é o primeiro modelo a adotar conceitos de design marinho e um novo logotipo, com o objetivo de criar uma forma livre, única e alegre de viajar para jovens urbanos. 

O BYD EA1

O carro-conceito X DREAM continua a bem recebida linha de design “Dragon Face” da BYD. A carroceria usa cores exclusivas e o interior é feito com o artesanato de laca exclusivo da China, com uma forma geral que combina elegância e luxo. Ao abrir a porta do carro, o usuário se sente como se estivesse em uma paisagem natural, proporcionando uma experiência de direção envolvente e única.

carro conceito X DREAM 

O X DREAM também vem com elementos chineses pela primeira vez, com o formato das luzes do carro demonstrando perfeitamente a fusão de tecnologia e cultura. Este elemento de nó chinês se tornará um recurso chave de design visto nos modelos da BYD no futuro.

O carro conceito X DREAM 

O novo Tang DM-i 2021 vem equipado com o plug-in Xiaoyun híbrido e com recarga turbo, motor de alta eficiência 1.5Ti, sistema elétrico-híbrido e a bateria blade com uma potência especial para o sistema híbrido DM-i, assim como o núcleo, trazendo uma experiência de direção rápida, econômica, silenciosa, suave, verde e espaçosa. Com seu baixo consumo de combustível de 5,3 litros a cada 100 quilômetros, e uma autonomia de 1.050 km, ele define a referência em eficiência energética no mercado de SUV da China.

BYD – gigante global da energia limpa

A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.  No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

IQA dá dicas de retorno seguro e eficaz às atividades

Próximo

ZEN conquista prêmio por excelência em qualidade e logística

Pular para o conteúdo