Empresa recebeu solicitação de mais 20 ônibus elétricos para cidade de Constanta
Pouco depois do primeiro pedido de ônibus elétricos feito pela Romênia em janeiro, a BYD, líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, recebeu um novo pedido de mais vinte ônibus 100% elétricos de 12 metros de piso baixo para a cidade de Constanța, na costa do Mar Negro.
Os novos veículos, quando entregues, serão os primeiros ônibus elétricos para a cidade Constanța, na Romênia.
Este segundo pedido de frota para a BYD segue uma solicitação inicial de nove ônibus elétricos de 12 metros encomendados pela Transbus Buzău, no Município de Buzău realizada no mês passado, fornecendo evidências de uma rápida aceitação dos ônibus 100% elétricos na Romênia e também da capacidade da BYD de construir com sucesso, a longo prazo, parcerias em mercados emergentes.
A entrega da nova frota ônibus elétricos livres de emissões da BYD para cidade de Constanța está programada para o início de 2022 e será entregue por meio do parceiro da BYD na Romênia, a New Kopel Car Import. A maioria dos veículos será produzida na fábrica da BYD em Komárom, na vizinha Hungria. Apesar da pandemia COVID-19, a BYD alcançou consistentemente seus cronogramas de produção e entrega para operadoras de transporte público em toda a Europa.
A BYD também está fornecendo à nova frota da Constanța uma combinação de infraestrutura de carregamento noturno rápido, destacando a capacidade de classe mundial da BYD em nova gestão de energia e tecnologia de bateria, bem como design e fabricação de veículos.
O contrato de encomenda da frota BYD da cidade foi oficialmente assinado na Prefeitura de Constanța no dia 10 de fevereiro, com a presença do Prefeito Vergil Chiteac, acompanhado pelo Diretor Executivo de Desenvolvimento, Ani Viorica Merla, do Gerente de Projeto, George Lupascu, do Diretor da CT Bus Constanța, Bogdan Nita, e de Tal Lahav, CEO da New Kopel Car Import, parceira da BYD na Romênia.
Durante as formalidades de assinatura, o prefeito Chiteac disse: “Com a ajuda do governo romeno, estamos dando um primeiro passo importante em direção a um futuro verdadeiramente sustentável ao transporte público em Constanța”.
Em janeiro, o Diretor Executivo da BYD Europa, Isbrand Ho, descreveu como ele acreditava que o pedido inicial de Buzău seria um exemplo, “Este pedido é um modelo para outras cidades romenas introduzirem ônibus elétricos para seus cidadãos e perceberem os benefícios de um transporte público seguro, confiável, confortável e, acima de tudo, sem prejudicar o meio ambiente”. E acrescentou, “Os ônibus 100% elétricos definitivamente chegaram à Romênia em apenas duas semanas, consolidamos nossas parcerias com autoridades locais em duas grandes cidades deste país. É somente com essa cooperação positiva e um compromisso com a construção de um futuro sustentável que temos sido capazes de fornecer uma solução para os ônibus elétricos”
BYD – gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.