Com curta distância entre eixos, veículo tem 10,3m, garantindo melhor movimentação nas curvas de Londres
A BYD UK e a Alexander Dennis Limited (ADL), por meio de uma parceria que formou a maior produtora de ônibus elétricos do Reino Unido, estão apresentando uma nova versão de seu ônibus BYD ADL Enviro400EV de dois andares. Com sua distância entre eixos mais compacta, o modelo de 10,3 m de comprimento aumentará a manobrabilidade ao navegar em estradas congestionadas e curvas apertadas.
A ADL é uma subsidiária da fabricante líder global independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica. A parceria lançou o ônibus de dois andares BYD ADL Enviro400EV em 2019. Mais de 450 unidades da versão padrão de 10,8 m já foram vendidos para operadoras em Londres e outras cidades do Reino Unido.
Os operadores terão agora a opção de uma nova versão com 10,3 m de comprimento. Este novo comprimento é obtido com uma distância entre eixos que foi reduzida em 50 cm, o que beneficia a capacidade de manobra em rotas no centro da cidade, como as encontradas em Londres.
A equipe de P&D da BYD no Reino Unido tem sido responsável pelo rápido desenvolvimento do novo chassi de 10,3m, atendendo aos requisitos do governo do Reino Unido em seu compromisso de levar transporte com emissões zero para as cidades do país. Eles trabalharam em estreita colaboração com os engenheiros de carroceria da ADL, que garantiram que a colocação da bateria fornecesse uma distribuição de peso ideal, enquanto ampla potência permanecesse disponível para abastecer um dia inteiro de operação.
Paul Davies, Presidente da ADL, disse: “À medida que as empresas de ônibus em todo o Reino Unido mudam para ônibus elétricos com o apoio do governo nacional e local, a parceria BYD e a ADL está se preparando para ‘Construí-lo na Grã-Bretanha’ com montagem completa de ônibus elétricos em nossas instalações aqui no país, onde beneficiará nossas comunidades locais, desenvolverá habilidades e garantirá empregos aqui no país. A nova opção de curta distância entre eixos para nosso ônibus de dois andares 100% elétrico garante ainda mais que os operadores possam confiar em nós para entregar os ônibus de que precisam, adaptados às suas necessidades e apoiados pelo melhor suporte pós-venda da categoria”.
Segundo o Diretor Administrativo da BYD no Reino Unido, Frank Thorpe: “Este último modelo de ônibus de dois andares demonstra a estreita colaboração entre a BYD e a ADL no Reino Unido e nossa capacidade de desenvolver veículos que atendam às demandas de mais e mais operadores que desejam fazer a transição para a eletrificação. O novo modelo de 10,3m oferece vantagens para operadores de transporte público com alto volume de passageiros em perfis de rotas congestionadas e restritas”, disse ele. “O BYD ADL Enviro400EV oferece aos passageiros uma solução de transporte público muito segura, silenciosa, confortável e livre de emissões”, completou o executivo.
BYD – gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.