Campeonato Brasileiro de Drift serve como campo de provas para componentes de motor

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Nos dias 14 e 15 de setembro, o Campeonato Brasileiro de Drift chega à Brasília/DF, para mais uma etapa da categoria. Entre as equipes participantes, está a SPL Drift Team, primeira equipe de drift do Brasil, fundada em 2007, pelos competidores Roger Fujik e Marcio Hashimoto. Desde 2023, o time conta com o apoio da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora, e referência no mercado de reparação automotiva. Essa parceria, mais do que um patrocínio, é um importante intercâmbio, que oferece benefícios mútuos para ambos, como o fornecimento de componentes, troca de informações e ações de marketing, além de ser uma importante fonte para atestar a qualidade dos produtos da marca.

“Nosso acordo com a TAKAO prevê o fornecimento de peças para nossos motores, que sofrem desgaste acentuado por conta das condições extremas de uso. Com isso, conseguimos manter sua manutenção sempre em dia”, explica Marcio Hashimoto. “Utilizamos diversos componentes da marca, como pistões, juntas e anéis, que demonstram alta resistência e performance, durante as competições”.

Para a TAKAO, o retorno vai muito além da exposição da marca. A cada prova, diversas peças, instaladas nos motores da equipe, são submetidas a condições severas de uso, devendo garantir a performance e durabilidade exigidos em veículos de competição. Dessa forma, a categoria se torna um excelente campo de testes para a empresa, como explica Luis Fernando Hartner, diretor de demanda e experiência do cliente: “As condições de uso dos motores nas provas de drift são muito extremas. Isso faz das disputas um campo de provas perfeito para testarmos o funcionamento dos componentes, obtendo informações valiosas, por parte do time da SPL Drift Team e do nosso time de engenharia”.

Assim como, em outras categorias, o Drift possui um regulamento técnico para a preparação dos carros, como explica o chefe da equipe, Rogério Fujik: “O regulamento em todo o mundo, praticamente, exige carros com tração traseira de fábrica, mas a motorização não precisa ser original. A forma da preparação, escolha do modelo do motor, potência e tudo mais, é de livre escolha”. Nesse sentido, muitos componentes internos são trocados para ter maior resistência, como o sistema de injeção, que é substituído por uma central programável; a transmissão tem que ser adaptada para um uso mais severo, assim como embreagem, cambio e diferencial.

No caso do motor, entre demais configurações, é adicionado um turbo para aumentar potência, que é mais do que triplicada, como explica Fujik: “Pegamos um motor de 150cv e transformamos para 500cv, até mais do que isso.  A faixa de torque pode passar dos 70kgf. Os motores são usados no limite. usando toda força, sempre.  Para participar de um campeonato de drift seria impossível utilizar um motor de um carro convencional. Por isso, o fornecimento de peças que garantam a máxima performance e resistência durante as provas é fundamental. Nesse caso, estamos muito felizes em contarmos com o apoio da TAKAO, para a manutenção dos nossos motores”.

O Drift é uma das categorias do automobilismo que mais cresce no mundo, conquistando fãs por onde passa. Criada no Japão, nos anos de 1970, ganhou popularidade, graças à perícia exigida para conduzir os carros, sempre em curvas, provocando a derrapagem da traseira e mantendo as rodas dianteiras no sentido inverso. Disputada entre dois competidores, o objetivo é impedir que o oponente consiga alinhar o veículo e andar em linha reta. Com isso, o público tem um espetáculo sonoro e visual únicos, graças ao ronco dos motores e ao “balé” desempenhado entre os carros durante cada disputa.

Para conhecer mais sobre o Campeonato Brasileiro de Drift, a equipe SPL Drift Team e obter mais informações sobre a etapa de Brasília, acesse:

https://www.cba.org.br/campeonato/home/250/brasileiro-de-drift

https://www.spldrift.com

https://app.megadriftbrasil.com.br/homepageconvidado

Fonte: Grupo Printer Comunicação

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