Com 1,7 milhão de estradas, Brasil possui processos de contratação de fretes obsoletos que podem impactar o crescimento das empresas

Maioria das organizações realiza operação de forma manual, gerando erros, falhas, atividades repetitivas, burocracia e atrasos no serviço.

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Com mais de 1 milhão e 700 mil quilômetros de estradas, e considerada a quarta maior rede de rodovias do mundo, é óbvia a importância que o transporte de cargas tem para a economia e o desenvolvimento do Brasil. Na greve dos caminhoneiros de 2018, por exemplo, em dez dias de duração, o país chegou à beira do caos.

Ocorre que, mesmo com este modal concentrando 75% da movimentação de mercadorias, são muitos os problemas do setor, como a falta de transparência e de agilidade no processo de contratação de fretes, normalmente sem automação e ferramentas de apoio ao usuário. Para reverter este cenário, a Everlog, startup paulistana de gestão de logística criada há cinco anos e com clientes da indústria, varejo e e-commerce em várias regiões do país, após ter recebido um aporte de R$ 1,5 milhão, liderados pela Cedro Capital.

Com o dinheiro em mãos, a startup desenvolverá uma nova plataforma de compra de fretes, cuja previsão é de estar disponível para os usuários no primeiro trimestre de 2022.

Na prática, o novo serviço fornecerá aos embarcadores (empresas que necessitam do deslocamento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimentos) acesso direto aos transportadores e principais aplicativos de carga no mercado, sem intermédio algum, garantindo estoques abastecidos, com eficiente e rápida circulação de entregas, carregamentos e descargas.

Para isso, a startup contratou profissionais de tecnologia da informação (TI) e projeta dobrar de tamanho nos próximos meses, conforme ressalta o sócio fundador da Everlog, Rodrigo Fávero. “Sendo o transporte de cargas uma fase considerável para o crescimento dos negócios, nossa meta é fazer com que a contratação de fretes deixe de ser um assunto crítico nas organizações”.

Para o lançamento deste novo aplicativo, a Everlog tem como “braço direito” a tecnologia, fazendo com que as empresas abandonem atividades vistas como “tradicionais”, mas que, na verdade, estão ultrapassadas por serem feitas manualmente.

Rodrigo Fávero, sócio fundador da Everlog.

Geralmente, os processos de contratação de fretes acontecem da seguinte forma: quando há uma nova demanda de serviço de entrega de mercadorias, o departamento de logística de um estabelecimento solicita das transportadoras, já listadas na relação de fornecedores, uma cotação, por e-mail ou por telefone. Estas, por sua vez, retornam o contato pelo mesmo canal, estabelecendo os termos do serviço, como prazo e valor. Como toda comunicação se dá de forma manual, tanto a empresa quanto a transportadora ficam restritas à capacidade de, no mínimo, dois funcionários (um de cada lado da negociação) para estabelecer os melhores parâmetros e, depois, fechar a contratação. “Este tipo de operação favorece que a empresa tenha, em seu time, colaboradores voltados a questões que não agregam valor e nem trazem benefícios e resultados para a operação”, comenta Fávero.

Com a nova ferramenta da Everlog, que levará em consideração as necessidades da operação logística do começo ao fim, como rota de transporte, característica da carga, data de saída e chegada, além de as empresas terem oportunidade de reduzir custos em transportes e operacionais, haverá um impacto direto no aproveitamento da equipe para trabalhos mais estratégicos, com controle e indicadores de gestão.

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