Com apoio da IA, plataforma gera assertividade e otimização de tempo para os mecânicos na escolha de peças

Por meio de dados, a Mecanizou conecta oficinas mecânicas a diferentes players da indústria de autopeças, gerando agilidade e transparência

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O avanço tecnológico tem sido o grande propulsor de mudanças significativas no setor automotivo. A integração da Inteligência Artificial (IA) em plataformas de diferentes players representa um avanço significativo na otimização de processos e na tomada de decisões. Ao empregar algoritmos avançados, a IA pode analisar vastos conjuntos de dados, levando em consideração especificidades técnicas, disponibilidade no mercado e históricos de desempenho. 

Com essa capacidade analítica, as plataformas podem oferecer recomendações personalizadas, ajudando profissionais de diferentes áreas com informações precisas para cada situação. Além disso, ao automatizar tarefas de busca e comparação, a IA contribui significativamente para a economia de tempo, permitindo que os profissionais concentrem seus esforços em áreas que demandam expertise humana. 

De olho nesse cenário, a Mecanizou criou uma plataforma que gera assertividade e otimiza o processo de compra de peças automotivas com o apoio da Inteligência Artificial. O objetivo da startup no mercado é revolucionar o setor, mostrando aos mecânicos que eles já estão inseridos no mundo digital.

Essa simbiose entre tecnologia e experiência prática não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também fortalece a capacidade dos mecânicos em proporcionar serviços de qualidade aos clientes, impulsionando a excelência no setor de reparos automotivos. 

Segundo dados do anuário publicado no final de 2023 pelo Sindirepa, no Brasil existem mais de 68 mil oficinas mecânicas e menos de 10% delas tem a preferência de compra via e-commerce. O que mostra um início de mudança de mentalidade dos donos de oficinas, sendo que até 2020 essa categoria sequer existia dentro do levantamento. “Ainda há um longo caminho para percorrer, mas a transformação digital do setor é uma realidade que se aproxima cada vez mais do nicho da compra de peças”, pontua Ian Faria, CEO da Mecanizou. 

Leonardo Anacleto da Silva, da LT Auto Mecânica, é um dos mecânicos que aprovou a transição para o digital e passou a utilizar o serviço da Mecanizou para pedir peças. Segundo ele, a decisão ajudou muito no dia a dia da oficina: “Entendo que possam existir oscilações por ser algo novo no mercado. Mas comprar online nem se compara com os problemas que eu tinha quando comprava em outros fornecedores”, afirmou Silva.

A tecnologia própria desenvolvida pela Mecanizou, não apenas fortalece a posição da empresa como uma força motriz na revolução do mercado automotivo, mas também a torna uma escolha atraente para a indústria, reforçando a visão de ser a solução definitiva no setor. Ao utilizar avançadas soluções tecnológicas para revolucionar o mercado automotivo, a startup conecta fabricantes, distribuidores e autopeças em uma colaboração única dentro de sua plataforma. A partir de informações simples, como a placa e o modelo do veículo, um imenso banco de dados entra em funcionamento e disponibiliza em poucos segundos qual é a peça ideal para aquele carro, onde ela está disponível, as possíveis formas de pagamento e garante que ela será entregue na oficina em menos de uma hora. 

“Essas inovações tecnológicas estão remodelando o mercado, abrindo caminho para um movimento mais ágil, conectado e orientado pela precisão dos dados. Queremos fomentar essa digitalização, mostrando aos mecânicos que eles já estão inseridos no mundo digital, só precisam colocar o seu negócio dentro dele também”, afirmou Ian.

A figura central continua sendo o mecânico

Mesmo com forte viés tecnológico, a Mecanizou não deixa de reafirmar que seu principal compromisso é colaborar com a comunidade de mecânicos, se colocando como parte integrante desse setor profissional. A essência da empresa reside na missão de simplificar o cotidiano desses profissionais, compreendendo suas necessidades específicas e oferecendo soluções que visam otimizar o gerenciamento de notas fiscais. 

“A abordagem centrada na comunidade nos destaca como mais do que uma plataforma de serviços, atuamos como uma extensão da oficina mecânica, estabelecendo uma conexão genuína e uma identidade compartilhada que muitas vezes ultrapassa as relações comerciais. Isso é algo que faz parte da tradição das oficinas mecânicas e não será substituído jamais com a tecnologia”, concluiu Ian. 

Fonte: NR-7 Comunicação

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