No final do primeiro semestre, a ZF Aftermarket implementou uma nova esteira seletora em seu Centro de Distribuição em Itu, SP, marcando um avanço significativo na otimização logística da empresa. Este equipamento, totalmente automatizado e com capacidade para classificar até três mil volumes por hora, está em fase de expansão e promete transformar o fluxo de peças de reposição no Brasil.
O objetivo principal dessa nova tecnologia é aumentar a agilidade nas entregas para o setor de reposição, garantindo que as peças sejam direcionadas corretamente de forma mais rápida e eficiente, com um ganho estimado de 30% na velocidade do processo. “Essa inovação trará melhorias expressivas em nossa operação, beneficiando diretamente nossos clientes com um serviço mais ágil e preciso”, afirma Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket.
Atualmente, o novo equipamento ocupa uma área de 300 metros quadrados e será utilizado para processar 85% das peças armazenadas no Centro de Distribuição. Peças maiores e mais pesadas, como transmissões e eixos, que excedem 11 quilos, não passam pelo sorter. O CD de Itu, que armazena 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW, movimenta cerca de cinco milhões de autopeças mensalmente, sem incluir os volumes da marca WABCO, cujo CD está localizado em Campinas, SP.
Desenvolvido no Brasil após meses de pesquisa e avaliação das melhores práticas logísticas do mercado, o sorter foi projetado para evitar problemas comuns em esteiras similares, como o acúmulo de peças em curvas. A ZF Aftermarket decidiu importar parte do equipamento para garantir mais eficiência ao processo.
A operação do sorter é alimentada por quatro rebocadores e, uma vez que atinja sua capacidade total, poderá classificar três mil volumes por hora, atendendo a uma demanda diária de 20 mil volumes em um único turno. Isso permitirá uma otimização de mais de 30% na operação, crucial para acompanhar a crescente demanda do mercado interno e externo.
O funcionamento do sorter é totalmente guiado por códigos de barras, assegurando precisão e eficiência. A equipe foi devidamente treinada para operar o novo sistema, que é flexível o suficiente para se adaptar a diferentes necessidades logísticas. O processo inclui conferências automatizadas e é integrado ao sistema RFID (Identificação por Radiofrequência), permitindo o rastreamento dos produtos ao longo de toda a cadeia de reposição.
“A digitalização está revolucionando a operação logística da ZF Aftermarket, trazendo não apenas agilidade, mas também inteligência e eficiência operacional, além de uma maior capacidade de resposta aos desafios e mudanças do mercado,” conclui Bruno Silva.