Comerciais leves vão fechar 2024 com quebra de vários recordes.

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Os comercias leves não param de ganhar espaço no mercado brasileiro, esse segmento é composto das picapes, furgões e veículos de transporte com peso total bruto de até 3.500 quilos.

Em 2012 quanto o setor atingiu vendas de 3.634.506 unidades, a participação dos comerciais leves era de 14,28%, nos anos seguintes até 2020 a média ficaria próxima de 15%, em 2024 devemos encerrar o ano com uma participação acima dos 21%, com vendas totais entre 531.000 até 538.000 unidades, podendo superar a marca histórica de vendas de comercias leves de 2013, quando foram vendidos 534 mil veículos, na comparação com o ciclo pré pandemia o sub segmento vai encerrar o ano com crescimento acima de 34%, enquanto os automóveis recuam 11%.

Esse acréscimo de vendas de comerciais leves é parcialmente justificado pela maior demanda de entregas geradas pelo segmento web com consequente crescimento da logística urbana, aumento nas vendas para o setor do agronegócio e pela versatilidade das picapes pequenas.

O sub segmento de picapes participam em média com 88% das vendas totais de comercias leves, vamos detalhar abaixo os modelos mais vendidos e os recordes já superados no dia 20 de dezembro.

PICAPES PEQUENAS

As picapes pequenas tem hoje dois representantes, a Fiat/Strada e a VW/Saveiro, o modelo da Fiat além de dominar a categoria é o veículo mais vendido no ranking geral de vendas a 4 anos consecutivos.

O ano ainda não acabou mas, a Fiat/Strada já garantiu seu melhor resultado em vendas da última década, com volume parcial de 139.270 unidades, devendo ficar atrás apenas do ano de 2014 quando foram vendidos 153.126 unidades. Quando comparamos os dados parciais com o ciclo pré pandemia (2019) o modelo registra um crescimento acima de 86%, mas esse índice ainda vai subir até o fechamento.

Na segunda posição do sub segmento de picapes pequenas temos a renascida VW/Saveiro, suas vendas parciais são de 55.916 unidades, assim como a Strada é o seu melhor resultado da década. Suas vendas parciais registram um crescimento de 25% em relação ao ano anterior e avançam 35% quando comparado com o ciclo pré pandemia.

PICAPES INTERMEDIÁRIAS

As picapes intermediárias nasceram de uma necessidade de um pouco mais de conforto para os passageiros do banco traseiro e ganho de carga, primeiro venho a Renault/Oroch em final de 2015 e no ano de 2016 a Fiat lançaria a Toro, que conquistou já no primeiro ano a liderança, que permanece até os dias de hoje.

O maior volume de vendas conquistado pela Fiat/Toro foi no ano de 2021 com 70.890 unidades, na parcial até o dia 20 a picape média da Fiat vendeu 52.910 unidades, volume 5,74% acima do ano de 2023, o modelo perdeu parte de suas vendas para o novo lançamento da RAM, a Rampage, que utiliza a mesma plataforma.

PICAPES MÉDIAS

Esse sub segmento tem atraído a atenção das novas marcas entrantes, devendo ainda em 2025 ganhar a fabricação local de um novo modelo.

Outra característica desde sub segmento é que a grande maioria dos modelos não são produzidos no Brasil, a Toyota/Hilux, Ford/Ranger, Nissan/Frontier, VW/Amarok são importadas da Argentina, o lançamento Fiat/Titano atualmente é importada do Uruguai, mas em 2025 será produzida na Argentina. São produzidos no Brasil apenas a GM/S10 e a Mitsubishi/L200.

A Toyota/Hilux fecha antecipadamente mais um ano na liderança, o modelo é líder da categoria desde o ano de 2016, suas vendas parciais base 20 de dezembro são de 48.897 unidades, a maior já registrada em desde o seu lançamento no Brasil, isso que ainda não acabou o mês, a marca segue mantendo grande índice de fidelidade do produto.

A Ford/Ranger também é destaque nessa parcial, já garantindo a vice liderança com vendas parciais de 31.013 unidades, seu volume parcial já é recorde de vendas do modelo no Brasil desde o seu lançamento no ano de 1994. Suas vendas anotam um crescimento de 57% em relação ao ano anterior e avançam 43% ante o ciclo pré pandemia.

PICAPES GRANDES

Este sub segmento ganhou mais espaço nos últimos anos, principalmente com o crescimento das importações da RAM e mais recente da Ford e GM, em 2023 foram vendidos 9.600 unidades que se classificam nessa categoria, até o dia 20 as vendas de picapes grandes totalizavam 7.400 veículos e registram uma queda de 18% ante o ano anterior.

RESUMO DO MERCADO DE PICAPES BASE 20.12.2024

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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