Componentes internos dos amortecedores e suas funcionalidades para oferecer conforto e estabilidade ao veículo

3 minutos de leitura

Hora da instalação requer cuidados para manter a integridade de todos os componentes do amortecedor e boa performance.

Localizado na parte debaixo do veículo, o sistema de suspensão é composto por amortecedor, mola, bandeja, pivô e barra estabilizadora, peças que atuam conjuntamente. “O amortecedor é o principal componente do sistema e um dos responsáveis pelo conforto e segurança dos ocupantes do veículo, pois controla os movimentos indesejados da mola, reduzindo os deslocamentos por meio do amortecimento”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, acrescentando que o amortecedor também ajuda a manter o pneu em contato com o solo. Por isso, a recomendação é sempre utilizar amortecedores de marcas tradicionais do mercado, que contam com qualidade e garantia.

Além da qualidade do componente, Silva ressalta também alguns cuidados na hora da aplicação do produto. A haste do amortecedor HG Nakata é revestida de cromo duro e apresenta acabamento superficial de baixa rugosidade para evitar o desgaste prematuro do selo de vedação, conferindo, assim, durabilidade. “No entanto, é necessário muito cuidado na hora da aplicação do amortecedor para não ocasionar qualquer dano à haste, pois se danificada comprometerá o selo e, consequentemente, a peça”, alerta Silva, recomendando utilizar sempre ferramentas adequadas ao fazer a manutenção.

Fabricado com materiais de elevada performance e baixo atrito, o sistema de vedação é de alta resistência, que resulta em maior resistência a variações de temperatura. “O perfeito funcionamento evita vazamentos”, ressalta. Para maior conforto, há o stop hidráulico, sistema que suaviza os impactos no final do curso de abertura da suspensão.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e com promisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Como o reparador oferece atendimento eficaz na revisão do sistema de suspensão

Próximo

ZF Aftermarket apresenta seu novo head global

Pular para o conteúdo