Congresso SAE BRASIL discutirá a intermodalidade como solução para a sustentabilidade dos transportes 

Especialistas irão debater como a integração de diferentes modais de transporte pode otimizar a logística, reduzir custos e promover a sustentabilidade no Brasil

4 minutos de leitura

No contexto atual de rápido crescimento urbano e crescentes preocupações ambientais, a utilização de diferentes modais surge como uma solução estratégica para otimizar o setor de transportes. No painel Intermodalidade do Congresso SAE BRASIL, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo, especialistas debaterão a importância dessa integração para reduzir os impactos sociais, econômicos e ambientais para promover uma mobilidade mais eficiente.

De acordo com Raul Sá, Membro Titular na Comissão Nacional de Classificação – CONCLA do Ministério da Economia e Membro Conselho de Inovação SAE4Mobilty, a intermodalidade é uma tendência consolidada globalmente e tem grande potencial para ser adaptada à realidade brasileira. “A sociedade contemporânea demanda soluções logísticas que não apenas otimizem os custos, mas também promovam sustentabilidade e melhorem a qualidade de vida nas cidades. A intermodalidade é uma resposta eficiente a essas demandas, conectando diversos modos de transporte e minimizando o uso excessivo de recursos”, destaca. 

No painel, os participantes discutirão experiências práticas e inovadoras, incluindo casos de sucesso que ilustram soluções práticas inovadoras. Serão abordadas também tendências internacionais que podem servir como referência para o país e como a adaptação dessas práticas ao cenário nacional pode impulsionar uma mobilidade mais eficiente, segura e alinhada com os desafios ambientais enfrentados. 

Com a crescente pressão por sistemas de transporte mais eficazes e menos poluentes, o Brasil tem a chance de liderar a implementação de estratégias intermodais visando o desenvolvimento. De acordo com Raul Sá, o debate objetiva fortalecer a colaboração entre empresas, governo e sociedade civil, ampliando a troca de conhecimentos sobre soluções intermodais. “Trazer esse tema para um evento desse porte é essencial para compartilhar experiências sobre o ecossistema do transporte e alinhar soluções que respondam às demandas sociais e ambientais. Apenas assim poderemos avançar rumo a uma mobilidade verdadeiramente sustentável”, conclui.

SAE BRASIL  

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.  Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.   

 Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo. É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países. 

Serviço

31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL

Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h

Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera 

Link

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Dia Nacional do Trânsito (25): plataforma de mobilidade urbana investe mais de R$ 400 mil em ações de segurança no trânsito

Próximo

A importância da manutenção correta da relação de moto: corrente, coroa e pinhão