Para você, o que é dirigir bem? Para alguns, dirigir bem é ultrapassar rapidamente outros veículos ou fazer manobras difíceis e perigosas sem sofrer nenhum dano. Sabemos que para dirigir bem não é necessário apenas um comportamento, mas sim um conjunto de hábitos que garantam a segurança do motorista, passageiros e outras pessoas que estejam na via.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número total de sinistros na cidade de São Paulo em 2020 foi de 9.837 e 809 pessoas perderam a vida no trânsito. Pensando em incentivar uma direção mais segura e ajudar a diminuir os acidentes nas vias, a Justos, startup de seguros, chegou esse ano ao mercado. A empresa vai utilizar dados para oferecer preços mais baixos para quem dirige de maneira consciente. E como a startup vai poder avaliar quem dirige bem? O aplicativo da Justos consegue analisar se um motorista dirige bem, de acordo com aspectos como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve. Esses dados são colhidos pela tecnologia de telemetria e, para fazer essa análise, é necessário que o motorista conceda as permissões necessárias pelo celular.
Sobre a segurança dos dados, os clientes podem ficar tranquilos. Alan Leal, VP da Justos, assegura que a companhia não consegue saber a localização exata, mas apenas os km pelos quais a pessoa dirige. “Aqui nós estamos utilizando os dados do cliente para gerar desconto e precificar o seguro de um modo justo para ele”, reforça o executivo.
Confira abaixo como cada comportamento impacta na qualidade da direção.
Direção Focada
Na direção focada, a telemetria avalia se o motorista utiliza o celular enquanto dirige. Esse é um dos aspectos mais importantes a ser avaliado. Para dirigir de maneira consciente, o motorista precisa manter as mãos firmes no volante e olhos focados na direção e no caminho à sua frente. É preciso deixar o celular de lado mesmo quando receber notificações para ter uma boa pontuação.
Velocidade
É essencial respeitar o limite de velocidade das vias já que, manter a velocidade até ficar abaixo do limite estabelecido e sinalizado garante o controle sobre o veículo, evita possíveis acidentes e também multas por excesso de velocidade.
Frenagem
Para realizar a frenagem de maneira segura, o motorista deve pisar devagar no freio para evitar arrancadas bruscas que dificultam o controle do veículo.
Curvas
Nesse comportamento, é avaliado se o motorista reduz a velocidade para ganhar maior controle e suavidade na entrada e saída de curvas.
Aceleração
Na aceleração, o que conta é acelerar devagar e gradualmente. Pise devagar no acelerador para evitar arrancadas bruscas que dificultam o controle do veículo