Desgaste no pivô de suspensão pode comprometer a geometria da direção e acelerar o desgaste dos pneus
O sistema de suspensão automotivo é composto por diversos itens, entre eles, os mais conhecidos, como os amortecedores e molas, mas também por outras peças fundamentais para o bom desempenho do veículo, como o pivô. Também denominado articulação, é o responsável por conectar a bandeja ou braço oscilante a manga de eixo do automóvel. “É ele que possibilita os movimentos rotacional da direção e pendular da suspensão, além de auxiliar na estabilidade”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
O pivô da suspensão, peça produzida em aço conta com uma coifa de proteção de borracha para evitar penetração de abrasivos no seu interior, garante a segurança do veículo. Quando comprometido pode alterar os ângulos da geometria da direção e acelerar o desgaste dos pneus, em casos extremos de desgaste pode ocorrer o sacamento do pino, deixando o veículo sem controle.
A recomendação é ficar atento a alguns sinais que podem indicar o comprometimento da peça. “Ruídos ou desgaste irregular dos pneus podem ser indícios de problemas no pivô’, afirma. Na hora da manutenção, Leite ressalta a importância de realizar uma inspeção detalhada da peça, verificando possíveis folgas e o estado da coifa de borracha. Caso a coifa esteja danificada, isso pode acelerar o desgaste dos componentes, comprometendo sua durabilidade e desempenho. O estado de conservação dos amortecedores, molas, bandeja e demais periféricos da suspensão também devem ser checados.