Seu cliente está planejando pegar a estrada para aproveitar alguns dias de folga? Para garantir uma viagem sem sustos desnecessários, a Continental (www.conti.com.br) preparou uma relação de seis cuidados básicos que você, profissional da reparação automotiva, deve tomar com os pneus dos automóveis de seus clientes:
Verifique a pressão do ar, mas sempre com o pneu frio. Além de afetar a segurança, rodar com pneus com a calibragem incorreta pode afetar a sua vida útil em razão de um desgaste irregular da banda de rodagem;
Troque também a válvula. Um desajuste na válvula pode causar o esvaziamento gradativo do pneu, provocando desgaste e deformações;
Confira se é necessário efetuar o balanceamento, o alinhamento (a cada 5 mil quilômetros) ou o rodízio dos pneus (a cada 5 mil quilômetros). Rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem a sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir, além de comprometer os outros componentes do carro;
Caso seja necessário trocá-los, confira as especificações no manual do fabricante respeitando sempre o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade recomendados. A Continental destaca que não é prudente instalar pneus de marcas, medidas, desenhos de bandas ou de tipos diferentes de construção (radial ou convencional). Se for necessário trocar apenas dois pneus, eles devem ser sempre colocados no eixo traseiro do automóvel;
Não sobrecarregue os pneus, conferindo antes da viagem a capacidade da carga que ele pode transportar;
E lembre-se de checar o estado do estepe. Assim como os pneus, ele deve estar calibrado corretamente e ter uma espessura mínima de 1.6mm para que possa ser utilizado em uma eventual emergência.