Continental apresenta solução de IA para a medição dos sulcos na IAA 2024

Nova função de medição da profundidade dos sulcos e o planejamento de serviços de pneus chega para complementar o portfólio já existente de soluções ContiConnect, que inclui dados sobre pressão dos pneus, temperatura e quilometragem

3 minutos de leitura

De 17 a 22 de setembro, a Continental marcará presença na IAA Transportation 2024, em Hanover, na Alemanha, apresentando inovações que prometem transformar o futuro automotivo e que deverão chegar ao mercado a partir de 2025.

Utilizando a  sua nova geração de sensores ContiConnect, a Continental oferecerá pela primeira vez  medições automatizadas da profundidade dos sulcos dos pneus. Isso permite que os operadores de frotas obtenham dados precisos e atualizados diariamente sobre o desgaste dos pneus de seus veículos comerciais e ainda planejem com exatidão a realização de serviços de manutenção dos pneus – tanto para veículos individuais quanto para frotas inteiras – com o apoio de algoritmos baseados em IA. Essa tecnologia aumenta a segurança e a eficiência das operações, reduzindo custos e contribuindo para a diminuição das emissões de CO².

A nova função de medição da profundidade dos sulcos e o planejamento de serviços de pneus chega para complementar o portfólio já existente de soluções ContiConnect, que inclui dados sobre pressão dos pneus, temperatura e quilometragem.

“Somos pioneiros na oferta de uma solução para medir a profundidade dos sulcos, estabelecendo novos padrões no mercado. Estamos oferecendo uma tecnologia inovadora que eleva a eficiência e a previsibilidade dos serviços de pneus a um novo patamar. A troca antecipada de um pneu gera desgaste desnecessário e custos elevados, enquanto a troca tardia compromete a segurança e aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO². Nossa solução – que combina a medição da profundidade dos sulcos com sensores e modelos preditivos – permite que as frotas aumentem ainda mais sua eficiência e sustentabilidade”, afirma Clarisa Doval, Chefe de Soluções Digitais da Continental Pneus.

O sensor mede as variações na aceleração radial do pneu, onde uma borracha mais flexível indica uma profundidade de sulco menor. Esses dados permitem analisar o comportamento de rodagem alterada do pneu, identificando seu desgaste. A IA, por sua vez, utiliza as especificações do pneu e a quilometragem, levando em consideração fatores específicos do veículo para prever a profundidade dos sulcos e a quilometragem restante.

Fonte: MLP Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Automechanika aponta o caminho para a transição da mobilidade

Próximo

Minuto Hoje 932: Lixo Pode Virar Lucro

Pular para o conteúdo