De 17 a 22 de setembro, a Continental marcará presença na IAA Transportation 2024, em Hanover, na Alemanha, apresentando inovações que prometem transformar o futuro automotivo e que deverão chegar ao mercado a partir de 2025.
Utilizando a sua nova geração de sensores ContiConnect, a Continental oferecerá pela primeira vez medições automatizadas da profundidade dos sulcos dos pneus. Isso permite que os operadores de frotas obtenham dados precisos e atualizados diariamente sobre o desgaste dos pneus de seus veículos comerciais e ainda planejem com exatidão a realização de serviços de manutenção dos pneus – tanto para veículos individuais quanto para frotas inteiras – com o apoio de algoritmos baseados em IA. Essa tecnologia aumenta a segurança e a eficiência das operações, reduzindo custos e contribuindo para a diminuição das emissões de CO².
A nova função de medição da profundidade dos sulcos e o planejamento de serviços de pneus chega para complementar o portfólio já existente de soluções ContiConnect, que inclui dados sobre pressão dos pneus, temperatura e quilometragem.
“Somos pioneiros na oferta de uma solução para medir a profundidade dos sulcos, estabelecendo novos padrões no mercado. Estamos oferecendo uma tecnologia inovadora que eleva a eficiência e a previsibilidade dos serviços de pneus a um novo patamar. A troca antecipada de um pneu gera desgaste desnecessário e custos elevados, enquanto a troca tardia compromete a segurança e aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO². Nossa solução – que combina a medição da profundidade dos sulcos com sensores e modelos preditivos – permite que as frotas aumentem ainda mais sua eficiência e sustentabilidade”, afirma Clarisa Doval, Chefe de Soluções Digitais da Continental Pneus.
O sensor mede as variações na aceleração radial do pneu, onde uma borracha mais flexível indica uma profundidade de sulco menor. Esses dados permitem analisar o comportamento de rodagem alterada do pneu, identificando seu desgaste. A IA, por sua vez, utiliza as especificações do pneu e a quilometragem, levando em consideração fatores específicos do veículo para prever a profundidade dos sulcos e a quilometragem restante.
Fonte: MLP Assessoria de Imprensa