Carlos Burkot está na empresa desde o início da operação no Brasil e já ocupou cargo na sede da França por mais de cinco anos para desenvolvimento de projetos na fábrica de Annecy e nesse período também esteve na Romênia
A NTN Rolamentos está completando 24 anos, empresa pertencente ao Grupo NTN com mais de um século de história e líder na fabricação de rolamentos de roda, com operações em vários países e com as marcas NTN, de origem japonesa, e com a aquisição da SNR, de origem francesa, os colaboradores têm a oportunidade de expandir conhecimento para desenvolvimento profissional com a experiência de trabalhar em outros países, onde há unidades da companhia. É o caso, por exemplo, de Carlos Burkot, atual Supervisor de Métodos e Processos, na planta no Paraná, que viveu mais de cinco anos, em Annecy, na França, onde desenvolveu processos, máquinas e linhas de retificação para os rolamentos de 1ª geração para a planta de Sibiu na Romênia e de 3 ª geração para as plantas da NTN, em Alés, no sul da França e Mettmann, na Alemanha. “Além de toda a parte técnica também era responsável pelo suporte geral para outras plantas do grupo na Europa e aqui no Brasil.
Burkot, que voltou em 2023, conta que a sua passagem pela França garantiu muito aprendizado técnico e aprimoramento profissional. Foi possível aprender com uma cultura e ritmo de trabalho bem diferentes da nosso. “O fato de trabalhar em um dos centros de desenvolvimento do grupo me fez ter uma visão bastante ampla do processo de fabricação, não apenas de rolamentos automotivos, mas como de rolamentos industriais, aeronáuticos e ferroviários. Minha missão envolvia a realização de projetos para outras plantas do grupo na França, Alemanha, Romênia e até mesmo o Brasil, ou seja, um mix profissional bem variado”, afirma.
Quando voltou ao Brasil, Burkot, que está na empresa desde o início das atividades no país, assumiu o cargo de Supervisor de Métodos e Processos, e está satisfeito por trabalhar com uma equipe consolidada e muito experiente. “O processo de aprendizagem é contínuo e minha perspectiva é continuar nessa evolução e estar sempre em cooperação para elevar as metas da NTN, e continuar crescendo junto com a minha equipe”, destaca.