Cuidados ao substituir a bucha da bandeja da suspensão

2 minutos de leitura

Item de segurança do veículo e responsável por receber os impactos absorvidos pela suspensão, a bandeja de suspensão conta com buchas de borracha em suas juntas, que previnem barulhos e amenizam as pancadas. Por isso, na hora da manutenção, os reparadores devem ficar atentos e verificar se a vida útil dessas peças não chegou ao fim. “Bandeja e buchas devem ser revisadas na hora da manutenção, pois quando comprometidas podem ocasionar ruídos e até acidentes”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Segundo Credidio, há alguns indícios que apontam para problemas com a bucha da bandeja, quando, por exemplo, a direção puxa para um lado na aceleração ou existe folga na direção.

A Nakata recomenda que a manutenção da suspensão seja feita sempre observando as instruções dos manuais. Para facilitar, a fabricante também explica como efetuar a troca das buchas da bandeja, evitando, assim, problemas. Primeiro, desmonte a suspensão e remova as bandejas e as buchas, usando as ferramentas corretas. Depois, instale os novos componentes, instalando as buchas novas com o colocador adequado para aquele modelo. Mas, é preciso atenção, pois algumas buchas possuem posição de montagem, por isso é importante ficar atento às setas de posicionamento.

Após a montagem da bandeja na suspensão, o torque dos parafusos de fixação das buchas deve ser aplicado com as rodas apoiadas, como se estivessem na posição de trabalho.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Dia Nacional do Fusca: saiba escolher o lubrificante ideal para carros antigos

Próximo

Citroën Type H celebra 75 anos do início de produção

Pular para o conteúdo