Cummins amplia capacidades e eficiência do Laboratório de Ensaios Mecânicos em Osasco (SP)

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A Cummins reafirma seu compromisso com a inovação e excelência operacional por meio dos contínuos avanços realizados no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), localizado na planta de eixos em Osasco (SP). Com foco na modernização tecnológica e investimentos estratégicos, o LEM tem se consolidado como um centro estratégico de validação e desenvolvimento de eixos e peças que compõem seus sistemas, ampliando sua capacidade técnica para atender às demandas locais e globais com eficiência, segurança e precisão.

Nos últimos anos, o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) passou por uma transformação significativa, impulsionada pela implementação de equipamentos de ponta e a adoção de novos processos que aumentam a eficiência dos testes. As melhorias também incluem avanços em segurança e ergonomia, como a instalação de grades de proteção e sistemas automatizados de interrupção, que garantem um ambiente mais seguro para os colaboradores.

Entre os destaques mais recentes está a introdução do novo Slow Chucker, sistema já em operação e responsável por ampliar as capacidades de ensaios estruturais dos diferenciais, além da evolução do dinamômetro Four Square, de 350 hp. Atualmente, o equipamento está em processo de atualização para atender às demandas de validação de eixos com redução no cubo (Hub Reduction). Com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre, os avanços trarão mais agilidade e precisão aos projetos estratégicos da empresa.

“Essa evolução tecnológica vai atender às demandas do mercado local, ao mesmo tempo em que fortalece o LEM como um centro global de validação de eixos, reforçando nosso compromisso em oferecer soluções de excelência, com respostas mais rápidas e eficientes para as necessidades dos clientes,” afirma Thabata R Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.

Ainda segundo a gerente, “a modernização deste equipamento vai otimizar ainda os prazos de desenvolvimento, reduzir custos, além de promover o crescimento técnico da equipe local, que será capacitada em novos processos e metodologias de teste”.

Slow Chucker – Em operação desde o segundo trimestre de 2024, o novo Slow Chucker trouxe avanços significativos para a validação de diferenciais na planta de eixos da Cummins em Osasco (SP). Projetado para realizar testes estruturais complexos, o equipamento avalia rolamentos internos, fixações externas e a estrutura da caixa do diferencial, simulando condições reais de operação, como movimentos para frente e ré, com foco nos esforços sobre as engrenagens da coroa e pinhão.

Após ajustes de otimização realizados no início de sua operação, o tempo de execução dos testes foi reduzido em 50%, elevando significativamente a produtividade do laboratório. A instalação de sensores avançados permite a identificação automática de falhas, garantindo maior precisão e segurança. Além disso, sua capacidade ampliada abrange toda a gama de diferenciais fabricados pela Cummins, incluindo os modelos mais robustos, como o 18XHD, projetado para suportar nova legislação com cargas de até 61.4 toneladas de PTBC – Peso Total Bruto Combinado.

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