Cummins Brasil explora tecnologia de motor a etanol para o setor de transportes, alinhada à matriz energética brasileira

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Na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a Cummins Brasil exibe o conceito do motor B6.7 movido a etanol, considerando seu potencial para atender às demandas específicas do setor de transporte rodoviário brasileiro. Essa solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso desta fonte renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional. 

“O Brasil está em uma posição única para avançar de forma sustentável e precisamos reconhecer o imenso potencial da nossa matriz energética e infraestrutura. Para isso, é essencial encontrarmos soluções que aliem inovação e viabilidade econômica para o nosso País”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil. “Essa estratégia está alinhada à nossa visão de Destino ao Zero e tem como objetivo garantir uma transição que equilibre progresso tecnológico, infraestrutura adequada e a sustentabilidade”.

Nesta Fenatran 2024, o conceito B6.7 etanol, primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de NOx, representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.

Construído a partir da consagrada plataforma B, que acumula mais de 40 anos de sucesso e ultrapassa a marca de 13 milhões de unidades produzidas globalmente, o conceito B6.7 etanol responde à demanda do mercado por um produto que combina as características de durabilidade e desempenho de um motor diesel, com as vantagens ambientais deste biocombustível. 

Entre seus principais diferenciais está a simplificação dos sistemas de pós-tratamento exigidos nos motores diesel. Além disso, não há necessidade de adição do agente de ureia, Arla 32, o que reduz custos de manutenção e operacionais. 

O motor conceito B6.7 etanol considera três pilares fundamentais: confiabilidade, baixo custo de propriedade – com manutenção preventiva facilitada e intervalos de serviço ampliados – e alta performance, em conformidade com as mais rigorosas normas de emissões, sem comprometer o desempenho de potência e torque.

“O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70, sendo um combustível sustentável com uma infraestrutura de distribuição bem estabelecida em todo o país”, afirma Rishi. Em nossa região, o B6.7 etanol pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers. Sua versatilidade e adaptabilidade fazem dele uma solução ideal para atender às variadas demandas dos clientes em múltiplos segmentos de transporte e logística.

Calibrado para maximizar a potência e o torque, o B6.7 etanol atende às condições de operação locais. O turbocompressor, desenvolvido para aumentar a vazão de ar, proporciona uma resposta otimizada para as demandas de uso típicas do Brasil, assegurando desempenho robusto e eficiente do motor em cenários desafiadores, como altas temperaturas e variações climáticas extremas.

“O B6.7 etanol é mais um passo na nossa jornada de descarbonização. Nosso foco está na ação e na inovação. Este conceito de motorização reflete nosso compromisso em descarbonizar produtos e criar um futuro com zero emissões, garantindo que nossos clientes tenham a flexibilidade necessária para continuar prosperando”, finaliza Rishi.

Fonte: Texto Final

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