A DAF Caminhões Brasil está em excelente momento. O ano de 2022 vem sendo marcado por recordes, com excelentes resultados em vendas. A marca cresceu acima da média do mercado, atingindo um market share de 10% no segmento de pesados. Os volumes de emplacamentos dos últimos dois anos superaram os sete primeiros anos de operação da DAF.
Hoje, mais de 24 mil caminhões DAF estão rodando pelas estradas brasileiras. O destaque fica para o DAF XF, campeão de vendas da marca e segundo modelo mais vendido no primeiro semestre no segmento de pesados, o que representa um marco para a montadora.
Luis Gambim, Diretor Comercial da marca, projeta um crescimento de produção anual de 20% com relação a 2021. “Ampliamos a fábrica, contratamos mão de obra, expandimos a linha de produção e a previsão é chegarmos em 7.600 caminhões produzidos até o final do ano. Esses resultados são frutos do compromisso com nossos clientes. Oferecemos caminhões seguros, com tecnologias de ponta, alta performance e baixo consumo de combustível, além de serviços de pós-vendas, com ampla rede de Concessionárias DAF”, enfatiza.
A DAF Caminhões Brasil vai completar dez anos de atividades no mercado brasileiro em 2023 e já conquistou 10% do mercado de caminhões pesados no país. Para o próximo ano, a marca trabalha com um cenário positivo para 2023. “Teremos a manutenção das taxas de juros e adaptação dos clientes aos novos modelos Proconve P8/Euro 6. Estamos otimistas com o futuro e estimamos crescer de 15% a 20% em relação a 2022, conquistando novos clientes e sempre oferecendo produtos e serviços premium”, comenta Luis Gambim.
Cliente em primeiro lugar – Rede de Concessionárias
A DAF Caminhões Brasil já está presente em todo o país e continua crescendo. A marca segue um abrangente plano de expansão, que inclui sua Rede de Concessionárias, serviços pós-vendas e qualificação profissional de seus colaboradores. Com 16 Grupos Investidores parceiros e um sólido plano de crescimento, a DAF tem previsão de chegar em 60 pontos de atendimento até o final do ano e inaugurar mais unidades em 2023, de seis a dez novas lojas.
Esse crescimento impulsiona também os resultados da nossa divisão de peças, composta pelas linhas genuínas DAF e PACCAR e as peças multimarcas TRP, com ampla variedade de componentes voltados para o mercado de reposição, com aplicação em diferentes marcas. Em comparação com o ano passado, a divisão já cresceu 65%”, reforça Gambim.
Outro serviço é a possibilidade de agregar contratos de manutenção, o DAF Multisuporte, que agora conta com o DMS Conectado. A novidade é uma plataforma integrada que gera relatórios em tempo real sobre desempenho e condução, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência dos caminhões.
PACCAR Financial
Na área financeira, o panorama positivo se repete. Este ano, a PACCAR Financial foi responsável pelo financiamento de mais de 40% das vendas de caminhões da marca e, em apenas três anos, já figura entre os 100 maiores bancos do país, disponibilizando linhas de crédito de CDC, Finame e Leasing.
Todos os pilares da montadora visam colocar o cliente em primeiro lugar. “O foco está em satisfazer o nosso público, seja no produto, na rede ou nos serviços de pós-vendas, garantindo a segurança e disponibilidade dos caminhões”, finaliza Gambim.