A Daimler anunciou na última quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021, que vai se dividir em duas empresas com objetivos diferentes, atuando na produção de ônibus e caminhões elétricos e a hidrogênio. Segundo o comunicado do grupo, a Daimler será renomeada como Mercedes-Benz para manter a referência mundial como fabricante de automóveis de luxo, e a Daimler Trucks será uma empresa independente e terá ações comercializadas na Bolsa de Valores de Frankfurt até o final de 2021.
O objetivo é que a empresa de veículos pesados seja referência no desenvolvimento de tecnologias para ônibus e caminhões elétricos ou com outras formas de propulsão zero poluente, inclusive usando hidrogênio por células de combustíveis e veículos autônomos.
A marca possui uma estratégia de negócios que inclui recuperações previstas para quando a pandemia de covid-19 estiver controlada, após uma vacinação em massa no mundo.
A Daimler Truck reúne sete marcas BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star e em 2019, meio milhão de caminhões e ônibus foram fabricados, gerando um faturamento de 40,2 bilhões de euros para a Daimler Trucks e 4,7 bilhões de euros para a Daimler Buses. O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks alcançou 2,5 bilhões de euros, enquanto a Daimler Buses atingiu 283 milhões de euros no ano retrasado, antes dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.
A nova estrutura quer deixar a empresa autônoma, apesar de continuar integrando o grupo. Com isso, a divisão de automóveis e veículos comerciais leves da Daimler deverá adotar o nome Mercedes-Benz assim que a separação das atividades for concluída.