No fechamento de 2020, a movimentação de cargas apresentou crescimento em comparação com 2019. No agronegócio, o índice é de 3,7% maior que em 2019
Segundo o Índice de Frete e Pedágio Repom (IFPR), a demanda por frete rodoviário no Brasil cresceu 7,8% em 2020, na comparação com o ano anterior. A movimentação no transporte de cargas apresentou crescimento também quando os dados são analisados por setores. No agronegócio, houve um acréscimo de 3,7% em relação a 2019.
A Repom, marca líder em soluções de gestão e pagamento de despesas para frota própria e terceirizada da Edenred Brasil, traz mensalmente os dados e as análises do período e, ao analisar dezembro, no comparativo com o mesmo período em 2019, notou uma queda de 7,3% no volume de fretes rodoviários no agronegócio. Ao considerar os setores de indústria e varejo, houve um aumento de 12,8% nas demandas por frete no último mês de 2020 – aumento provavelmente impulsionado pela movimentação do e-commerce no país.
Os números são um reflexo da retomada das atividades econômicas no País. “Dezembro manteve o forte ritmo que havia sido verificado nos meses anteriores. Apesar de ser um período onde se espera uma redução no volume, tivemos um aumento significativo quando comparado ao mesmo de 2019”, pontua Thomas Gautier, Head de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil.
Tendo em vista as atividades das principais cidades portuárias do Brasil, a demanda por fretes se manteve num patamar alto. No acumulado do ano, foram 13% mais viagens que no ano anterior, com destaques positivos para os portos de Miritituba (19%), em Itaituba, no Pará, e Paranaguá (31%), no Paraná.
O IFPR é um estudo mensal que atualiza o cenário do frete rodoviário e também das passagens nas praças de pedágios das principais rodovias brasileiras, desenvolvido pela Repom, que intermedia mais de 30 milhões de transações por ano, com mais de 1 milhão de caminhoneiros em sua base. Com o conhecimento de mercado de mais de 25 anos, a Repom conta com um forte DNA financeiro e de inovação por meio de suas plataformas e soluções, usando metodologia ágil, para que seus públicos atinjam altos níveis de eficiência nas operações.
Sobre a Repom A Repom compõe a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Ticket Log e Edenred Soluções Pré-Pagas. A marca, que conta com 26 anos de experiência no mercado rodoviário, reúne um portfólio completo de soluções para toda a cadeia logística com foco em frota pesada, seja ela própria ou terceirizada, resultando em ganho de tempo para a indústria, o transportador e o caminhoneiro. Suas soluções incluem gestão e meios de pagamento de despesas de transporte rodoviário de cargas. A cada ano, são realizadas mais de 25 milhões de transações. Todos os dias, a marca se relaciona com mais de 2.000 empresas-clientes, 2,2 milhões de comerciantes da rede Mastercard e 19.000 postos credenciados pela Repom, que atendem mais de 600 mil caminhoneiros. A marca também conta com o Clube de Benefícios, que tem como propósito ser o companheiro dos caminhoneiros na estrada, os conectando a produtos e serviços para sua vida e trabalho. O Clube foca em cinco pilares prioritários: bem-estar e saúde, educação, finanças, negócios e lazer. Um exemplo de iniciativa é o Clube da Estrada Repom, que oferece comodidade, conforto e informações aos motoristas em postos de combustíveis instalados nas principais rodovias do País. São 18 unidades em operação, que já receberam mais de 390 mil visitas. O companheirismo também está presente na jornada dos caminhoneiros pelos meios digitais, como no Aplicativo Repom e na página do Clube da Estrada no Facebook.