Descomplique a devolução de baterias inservíveis e deixa essa missão com quem sabe organizar o processo. Conheça o IBER

//
3 minutos de leitura

Empresas precisam comprovar logística reversa para não sofrer sanções

Não importa se o seu negócio é uma oficina de reparação automotiva ou um varejista de autopeças, se você comercializa baterias de chumbo-ácido – automotiva ou de motocicletas – sabe que precisa comprovar a logística reversa das baterias inservíveis (que são 100% recicláveis), para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na logística reversa, consumidores, comerciantes varejistas, distribuidores e recicladores assumem as responsabilidades pela ocorrência de algum dano ambiental, na medida de suas atribuições e responsabilidades.

A comprovação de cumprimento da logística reversa, em que, a cada bateria adquirida o comerciante varejista deve devolver ao distribuidor uma bateria inservível, nem sempre é organizada, ocasionando um processo mais caro e burocrático.

Para colocar ordem, literalmente, em toda a cadeia do sistema de logística reversa de baterias inservíveis, surgiu o IBER, Instituto Brasileiro de Energia Sustentável. O IBER é uma entidade gestora com papel fundamental no estabelecimento da Logística Reversa. O instituto integra (de forma independente) as ações individualizadas existentes e estimula o ingresso dos demais participantes da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido. Ele monitora, acompanha e audita o sistema, garantindo sua viabilidade econômica, social e ambiental em todo o território nacional. E toda e qualquer empresa que faça parte da cadeia (varejista, distribuidor, fabricante, importador e reciclador) deve se associar ao IBER. Motivos? Tem de sobra.

Empresas que não atendem à PNRS estão sujeitas a sanções e correm o risco de perder sua licença de funcionamento. Associado IBER conta com segurança jurídica, reduz custos e etapas na comprovação do atendimento à lei. A cada três meses a empresa associada recebe uma declaração de conformidade com as normas e leis vigentes, e, no final do ano, tem o seu certificado emitido, comprovando sua situação regular no processo da devolução das baterias inservíveis. Sem contar que empresa com consciência ambiental tem vantagens competitivas.

O IBER oferece total apoio, capacitação e assessoria junto aos associados e leis vigentes em estados e municípios, ajuda a organizar os dados que devem ser reunidos e enviados e garante que seu processo de devolução esteja completamente regular. Fazer parte do IBER é sinônimo de economia e agilidade para o atendimento à PNRS. Ao longo do tempo, as melhorias em seus processos serão incorporadas na cultura do seu negócio naturalmente. Infelizmente, a logística reversa em atendimento à PNRS é um tema pouco disseminado pelos participantes da cadeia.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Nakata lança série de podcasts no Spotify para levar informação aos profissionais de vendas

Próximo

Vou vender pela internet. Escolho marketplace ou e-commerce?

Pular para o conteúdo