Destaques do dia no mercado Financeiro

4 minutos de leitura

As atenções estão voltadas para a temporada de resultados do quarto trimestre de 2021 dos EUA, que começa oficialmente hoje com os grandes bancos americanos divulgando seus balanços. Na agenda econômica, teremos os dados das vendas no varejo americano em dezembro.

Brasil

O Ibovespa fechou o pregão da quinta-feira (12) em ligeira queda de -0,15% aos 105.529 pontos, enquanto o dólar caiu -0,1% e cotado a R$ 5,53. No mercado de juros, os juros futuros de médio e longo prazos fecharam o dia em queda e os curtos em leve alta. A dinâmica ocorreu principalmente pelo sentimento em relação ao exterior, com correção de excessos na percepção sobre a atuação do Fed que favoreceu ativos emergentes. Internamente, o dado do volume de serviços em novembro bem acima do esperado segurou as taxas curtas, embora não tenha alterado substancialmente a expectativa de fraqueza de atividade econômica. DI jan/23 fechou em 11,94%; DI jan/24 foi para 11,57%; DI jan/26 encerrou em 11,115%; e DI jan/28 fechou em 11,18%.

Mundo

Mercados globais amanhecem mistos (EUA +0,2% e Europa -0,5%) após forte queda das ações de tecnologia nesta quinta-feira (Nasdaq-100 -2,5%), colocando os índices americanos novamente em território negativo na semana. O período de maior volatilidade apresentado pelos índices sucede a divulgação da ata do Federal Reserve, que por sua vez revelou uma postura mais dura contra a inflação, sinalizando uma subida nas taxas de juros já em 2022 e uma potencial redução do volume do seu balanço. Ainda nos EUA, hoje começará oficialmente a temporada de resultados: Citigroup, J.P. Morgan e Wells Fargo divulgarão seus balanços antes da abertura do mercado. Na China, o CSI 300 (-0,8%) encerra em baixa após a divulgação dos dados da balança comercial, que indicaram uma desaceleração no volume de exportações em dezembro (20,9% vs. 22% do mês anterior). No campo das commodities, o petróleo (+1,1%) amanhece em alta, enquanto o gás natural (-2,9%) segue em campo negativo.

Pressão de servidores públicos

No Brasil, a pressão de servidores públicos por aumentos de salários continua. Representantes de servidores da Receita Federal se reuniram ontem com o ministro Paulo Guedes, e disseram que o encontro foi “frustrante”. A pressão começou quando o governo levou ao Congresso a proposta de Orçamento com reajustes salariais apenas para as forças policiais. Vemos isso como um risco fiscal importante para este ano, já que não há espaço dentro do teto constitucional de gastos para um aumento horizontal dos salários de todas as carreiras dos servidores.

Resultado do setor de serviços

Do lado positivo, o resultado do setor de serviços de novembro surpreendeu positivamente. A receita real do setor de serviços cresceu 2,4% na comparação mensal em novembro, uma grande surpresa positiva tanto para nossa expectativa (0,1%) quanto para o consenso de mercado (0,2%). Dessa forma, reduziram as chances do crescimento do PIB ter sido negativo no último trimestre do ano passado.

Fonte – Agencia XP

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Ram fecha 2021 como a marca premium que mais cresceu no Brasil

Próximo

O triste fim de uma centenária marca fabricante de veículos no Brasil

Pular para o conteúdo