O Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, eterniza a importância desse veículo que se tornou artigo valioso para colecionadores e que continua nas ruas mesmo depois de mais de 25 anos de encerramento de sua produção nacional.
O Fusca cativou os brasileiros por décadas com sua simplicidade aerodinâmica e utilidade. A maior prova do sucesso do “Besouro” no Brasil é que nenhum outro veículo de passeio teve tanto tempo de produção no país quanto o Fusca: 30 anos (de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996).
Para continuar “jovem”, o Fusca necessita de cuidados especiais no reparo e manutenção. O Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Luiz, traz orientações simples que ajudam a manter a vitalidade desse icônico carro.
Rodas de ligas leves sem “cicatrizes”:
Ao longo dos anos e muitos quilômetros de contribuição nas ruas, muitos Fuscas pelo país ganharam rodas de liga leve dos seus donos. É natural, portanto, que esses materiais apresentem riscos e danos prejudiciais à sua estética. Existem maneiras de reparar essas marcas.
“Para tirar todos os danos presentes nas rodas de liga leve, no processo de reparo é utilizado adesivos híbridos sobre as áreas danificadas. O adesivo cura rapidamente em temperatura ambiente. Posteriormente é lixado e pintado, devolvendo à roda um visual de novo e sem qualquer vestígio do dano”, explica Célio Renato Ruiz.
Fusca reluzente e sem poeira:
Soluções à base de silicone são as mais indicadas para um acabamento interno final após a limpeza, podendo ser aplicado sobre o painel e console, pois promovem camada protetora à superfície. Produtos como o Loctite SI 5760 devem ser aplicados em pequenas porções e espalhado com uma esponja ou pano em movimentos circulares até que o revestimento esteja sobre toda a superfície.
Limpeza no motor reduz consumo (e gasto) com combustível
Fuscas com muita rodagem estão sujeitos a acúmulo de resíduos carbonizados dentro do motor e outras partes internas do veículo. A presença desses resíduos ocorre geralmente pela queima inadequada de combustível. A carbonização excessiva nas áreas internas do sistema do motor dificulta o fluxo de combustível e, em consequência, gera consumo maior de combustível. A limpeza deve ser feita por profissionais com o uso de descarbonizantes para a remoção de impurezas de bicos injetores, pistões, válvulas de admissão e escape, carburadores e câmaras de motores, entre outros.
Fusca mais seguro e sem chiados nas frenagens
“A partir do Fuscão, na década de 70, o uso de freio a disco dianteiro foi implementado. No momento da troca da pastilha durante a sua manutenção, recomenda-se o uso de produtos silenciadores na pastilha de freio, que contribuem para eliminar o ruído na frenagem, assim como a vedação das conexões do fluído de freio com vedantes anaeróbicos, garantindo a eficiência do sistema”, destaca o profissional da Henkel.