Dica sobre lubrificação após retífica do motor 

Preenchimento com óleo pressurizado é necessário para evitar desgaste na primeira partida, mas a pressão adequada atingida é de 2,5 bar, não ficando acima do nível máximo e nem abaixo do mínimo

3 minutos de leitura

O serviço de retífica de motores envolve muitas etapas e mesmo após a finalização do recondicionamento e da limpeza de todos os componentes do motor, quando não há mais óleo no circuito de lubrificação, é necessário alguns cuidados. A Motorservice, divisão do grupo Rheinmetall responsável pela comercialização das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, recomenda que todos os motores recebam preenchimento com óleo pressurizado para que, na primeira partida, todos os componentes móveis do motor estejam adequadamente abastecidos com óleo de imediato.

Este procedimento evita o desgaste ocasionado por lubrificação insuficiente nos regimes de partida.

Como fazer a lubrificação pós-recondicionamento – As galerias de óleo do motor, filtro e radiador de óleo precisam ser pressurizados e preenchidos com óleo. Pode ser usado um pressurizador de óleo com acumulador de pressão. Basta colocar o óleo especificado pelo fabricante no recipiente, fechar a válvula de alívio e atingir pressão aproximada de 2,5 bar com uma bomba manual ou dispositivo de pressurização a ar conectado. Mas, atenção, pois a pressão máxima de óleo especificada pelo fabricante não deve ser ultrapassada para não danificar a vedação ou outros componentes.

Os motores com óleo pressurizado alcançam a pressão adequada muito mais rápido e atingem a lubrificação suficiente nos mancais depois de poucas rotações no motor.

Os bujões existentes no canal de óleo ou no ponto de conexão do pressostato de óleo são adequados como pontos de conexão para a pressurização. Se possível, utilize um ponto de conexão situado na frente do filtro de óleo. Após conectado, o óleo é pressurizado sob pressão constante nas linhas de alimentação do motor. Mas, é fundamental garantir que o nível de óleo no recipiente não atinja níveis abaixo do mínimo estabelecido. Se o ar é sugado durante o enchimento e pressurizado para dentro do circuito de lubrificação, todo o processo deve ser feito novamente.

A orientação é que a pressurização do óleo de motor seja feita sem o cárter e a tampa de válvulas para poder observar os mancais que receberam a lubrificação. O óleo é bombeado ao longo do motor até alcançar os pontos de lubrificação mais distantes da bomba.

Após completar o processo, a pressão do pressurizador pode ser aliviada e o circuito de óleo do motor pode ser fechado. A primeira partida deve ser realizada prontamente para a garantia de que haja óleo suficiente nos pontos dos mancais e para que não ocorram danos nos bronzinamentos.

Para acessar o vídeo com esta dica, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1JTdvY8gNbE

Fonte: Verso Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Volkswagen tem recorde de exportações em outubro e cresce 48,5% no ano

Próximo

Honda assina acordo de patrocínio para fornecer veículos eletrificados no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio em 2025

Pular para o conteúdo