As vendas de carros elétricos e híbridos seguiram em alta em junho, com 4.070 unidades, e encerraram o semestre com 20,5 mil unidades comercializadas. O número é 47,2% maior em relação ao mesmo período de 2021. Em participação de mercado, o micro segmento chegou aos 2,4% do mercado total de automóveis e comerciais leves, fatia que encerrou o ano passado em 1,7%.
O destaque do semestre é o aumento das vendas dos modelos 100% elétricos, que somam 3,4 mil unidades e já superam o total do ano passado, de 2,86 mil unidades. A oferta maior de carros com essas tecnologias, com preços a partir de R$ 140 mil, é uma das explicações para o crescimento. Além dos 75 modelos à venda atualmente, mais de 20 lançamentos são esperados até o fim do ano.
Outra razão para o aumento das vendas é a maior segurança dos consumidores em relação a postos de carregamento. “Há um aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no Brasil”, diz o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Alberto Maluf.
De acordo com ele, há cerca de 1,5 mil eletropostos nas principais cidades e rodovias no País, número que deve chegar a 3 mil até o fim do ano e a 10 mil em três anos.
Maluf também ressalta que o aumento do preço da gasolina tem alguma influência no mercado. “Os brasileiros fazem contas e percebem que o custo do quilômetro rodado num carro elétrico pode ser até seis vezes inferior ao de um similar a gasolina.”
Para o executivo, se o ritmo de negócios se mantiver igual ao do primeiro semestre, o ano deve fechar com vendas de mais de 40 mil modelos elétricos e híbridos, podendo até ficar próximo das 50 mil unidades, ante 35 mil em 2021. A frota total brasileira é de quase 100 mil eletrificados.