Emplacamentos de veículos fecham trimestre com alta de quase 14%

Março registrou crescimento nas vendas diárias, na comparação com fevereiro e com o mesmo mês de 2023.

7 minutos de leitura

Segundo dados levantados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos, no 1º trimestre de 2024, mostraram alta de 13,9% sobre o mesmo período de 2023. Em março, o setor como um todo registrou evolução de 12,4% sobre fevereiro e queda de 1,7% sobre março de 2023, lembrando que, neste ano, o feriado da Páscoa foi comemorado em março, o que fez com que o mês tivesse apenas 20 dias úteis, enquanto em 2023 foram 23 dias úteis.

“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes neste início de ano, impulsionados, principalmente, pela melhora no ambiente de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr. “Ao analisarmos o volume, em dias úteis, notamos que a alta nas vendas diárias sobre março de 2023 foi superior a 13%. No trimestre, a evolução nas vendas diárias foi de quase 18%, o que demonstra o bom momento do setor automotivo”, completa.

Automóveis e Comerciais leves

Os automóveis e comerciais leves registraram seu maior volume mensal no ano, até o momento. “São segmentos bastante sensíveis ao desempenho do crédito. A melhora na oferta dos financiamentos tem garantido bons resultados em 2024, mesmo com menor número de dias úteis na comparação com 2023”, explica o Presidente da FENABRAVE.

Automóveis e Comerciais Leves Híbridos e Híbridos Plug-in

No ano, são cerca de 22 mil automóveis e comerciais leves híbridos emplacados. “Atualmente, há variedade de modelos disponíveis no mercado brasileiro e os híbridos seguem como uma boa alternativa de transição para a descarbonização do setor automotivo”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Automóveis e Comerciais Leves Elétricos Puros

Por se tratar de um segmento em consolidação, a grande variação percentual se deve aos volumes ainda baixos dos segmentos, de acordo com Andreta Jr. “No ano, são cerca de 14 mil unidades, enquanto o total de emplacamentos do setor já passou de 483 mil veículos em 2024”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Caminhões

O segmento de caminhões já recuperou boa parte da defasagem em relação aos primeiros meses de 2023 – lembrando que os emplacamentos começaram 2024 com volume menor que no ano passado, em função da troca de tecnologia EURO 5 para EURO 6, que concentrou as compras de 2023 no 1º. Trimestre do ano. “Hoje, a diferença no acumulado caiu para 5,6%, o que demonstra a retomada do mercado”, afirma Andreta Jr.

Ônibus

O ano deve ser positivo para os emplacamentos de ônibus, segundo o Presidente da FENABRAVE. “Os governos, que são grandes compradores desse tipo de veículo, estão com licitações já realizadas para a renovação de frotas de ônibus. Assim, é provável que, ao longo do ano, o segmento aumente o volume e apresente resultados melhores, fazendo com que as projeções de emplacamentos sejam atingidas”, afirma.

Implementos Rodoviários

Os implementos mantêm bom volume em 2024. “A queda na comparação com março de 2023 está relacionada à diferença de dias úteis (20, em 2024, contra 23, em 2023), não significando mudança conjuntural do segmento, que deve encerrar o ano com resultados positivos”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Motocicletas

Os emplacamentos de motocicletas tiveram a maior alta acumulada de todo o setor, com crescimento de 21% entre janeiro e março de 2024 sobre o 1º trimestre de 2023. “O segmento vem sendo influenciado, positivamente, por uma série de fatores nos últimos anos, como o aumento dos serviços de entrega e a busca por um transporte individual econômico. Neste início de 2024, o crédito começou a dar sinais de melhora e colabora para essa alta expressiva”, conta o Presidente da FENABRAVE.

Motocicletas Eletrificadas

Com 734 unidades emplacadas no mês, as motocicletas elétricas acumulam 1.674 emplacamentos em 2024. “Trata-se de um nicho específico e ainda de baixo volume, com opções limitadas de modelos”, diz Andreta Jr.

Tratores e Máquinas Agrícolas

Obs.: Por não serem emplacados, Tratores e Máquinas Agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.

Sob efeito da volatilidade do agronegócio neste início de ano, o segmento mostrou recuperação em fevereiro frente a janeiro, em função do bom resultado obtidos em algumas feiras realizadas, mas o volume segue abaixo do registrado em 2023. “Apesar da oscilação no bimestre, acredito que as perspectivas para médio e longo prazo são positivas para o segmento, pois teremos outros eventos do setor, nos próximos meses, que deverão fomentar muitos pedidos”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Projeções 2024

Considerando que a maior parte dos segmentos automotivos apresentou desempenho condizente com as projeções divulgadas pela FENABRAVE em janeiro, a entidade não revisará, neste 1º. trimestre, as expectativas para o ano de 2024.

“Apenas o segmento de ônibus teve uma queda mais acentuada. Porém, com a expectativa de se consolidarem os pedidos das licitações realizadas em programas como o Caminho da Escola, bem como outras aquisições já programadas pelas empresas de transporte rodoviário de passageiros, a partir de abril, devemos ter um crescimento mais expressivo para este segmento, que deverá nos levar a atingir as projeções anunciadas”, declarou Andreta Jr., presidente da entidade.

Fonte: Fenabrave

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Puxado pelos Serviços, Brasil criou maior número de vagas em dois anos em fevereiro

Próximo

OSRAM lança carregadores de bateria profissionais para uso em oficinas mecânicas

Pular para o conteúdo