Na 23ª Fenatran, que inicia nesta segunda-feira (7) e segue até 11 de novembro no São Paulo Expo, a Vertical de Autopeças das Empresas Randon apresenta ao mercado soluções inéditas para os desafios do transporte comercial. Diversos lançamentos e atualizações, com aplicação de nanotecnologia, se traduzem em produtos robustos e, ainda assim, mais leves do que versões anteriores, com ganhos em competitividade para o operador. O êxito no desenvolvimento de tecnologias direcionadas à eletrificação também deve marcar a participação da companhia na feira.
“Na Fenatran, vamos mostrar os movimentos mais recentes da companhia no sentido de desenvolver soluções alinhadas às tendências mundiais de mobilidade. Nesse aspecto, a agenda ESG é nossa prioridade – investimos fortemente em inovação, sempre olhando para um futuro sustentável“, avalia Ricardo Escoboza, diretor Superintendente da Divisão Autopeças das Empresas Randon.
Sinônimo de inovação em eletromobilidade, o e-Sys, sistema de ação auxiliar elétrico regenerativo, é destaque da Suspensys. Munido de tecnologias desenvolvidas exclusivamente pela companhia e registradas em patentes globais de invenção, o e-Sys representa avanço inédito no segmento de eletrificação e hibridização de veículos comerciais. Na feira, estará disponível para comercialização, com bateria e VCU (Vehicle Control Unit) próprias. Além do e-Sys, a nova suspensão pneumática Unisys, para implementos rodoviários, e a suspensão Full Air, com capacidade superior de absorção que preserva a estrutura do veículo e o pavimento, também são destaque dentro de uma série de novidades em eletrônica embarcada, segurança, otimização de peso e durabilidade.
A Castertech Fundição e Tecnologia evidencia a leveza e a resistência com o lançamento da linha-conceito N-Series Materials, através da nanotecnologia na formulação dos produtos, em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. Outra novidade são os rolamentos long life, com durabilidade superior aos rolamentos convencionais. O público poderá conhecer, ainda, os cubos de roda mais leves do mercado, com redução média de 22% no peso, e a nova configuração do cubo dianteiro com discos de freio para utilização em ônibus de tração elétrica – já em produção comercial.
Também com a colaboração de IHR e NIONE, a Master Sistemas Automotivos chega à Fenatran com novidades em nanotecnologia. Um dos produtos é a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio. A mudança estrutural diminuiu o peso do produto em cerca de 20%, aumentando a resistência e a durabilidade. A expertise em inovação da joint venture das Empresas Randon com a americana Meritor também aparece no lançamento da válvula painel, com tecnologia própria e fabricação 100% nacional. O freio a disco também integra os destaques, com novas configurações e componentes nacionais. Outra novidade é a Câmara VHO, sinônimo de robustez e já comercializada no segmento automotivo.
Após anos de desenvolvimento, a JOST Brasil assinala o ingresso em um novo segmento de mercado com o lançamento da articulação de ônibus. Aplicada em veículos urbanos, a solução é totalmente fabricada no Brasil e já é utilizada pela Mercedes-Benz. Outro lançamento é a nova Quinta Roda Off-Road, nos modelos JSK 38CXS e JSK 38CXW. A solução, ainda mais robusta e com a maior capacidade de carga do mercado, conta com diversos opcionais tecnológicos em conceito modular, um dos pilares para o novo posicionamento das Empresas Randon no desenvolvimento de tecnologias para o transporte. A nova Quinta Roda Off-road se apresenta como a melhor opção para aplicações fora de estrada, com destaque para os segmentos canavieiro e florestal.
No quesito sustentabilidade, os modelos de Quinta Roda se destacam, ainda, graças ao LubeTronic, dispositivo que libera graxa biodegradável e de forma controlada. Em complemento, as placas poliméricas, acopladas à Quinta Roda com sistema de fixação facilitado, eliminam o uso de graxa e reduzem o tempo de paradas, aumentando a disponibilidade do veículo e reduzindo custos de manutenção. No mesmo conceito, o Novo Engate Esférico JOST possui calota polimérica na ponteira, eliminando a necessidade de lubrificação com graxa.
A eletrônica embarcada também é destaque com os sensores de acoplamento, abertura automatizada (air release) e câmera integrada (king pin finder). A empresa também reserva para a Fenatran a sua nova roda de alumínio forjada, em versão ainda mais leve e com a maior capacidade de carga do mercado. Cinco vezes mais resistente e 45% mais leve que a versão em aço, o modelo traz uma série de vantagens, como a redução do peso total da combinação, permitindo maior capacidade de carga e menor consumo de combustível.