Entidades de oficinas espanholas ASETRA e NATRAM enviam às seguradoras o estudo sobre o preço / hora nas carrocerias de Madrid

Prosseguem as ações do Plano de Melhoria de Carroceria, desenvolvido em conjunto pelas duas entidades madrilenas. As empresas são solicitadas a atualizar os preços para corrigir a diferença com o custo da oficina. Uma chamada é feita para os associados com o objetivo de que, quando apropriado, eles vão às seguradoras para revisar sua situação

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A ASETRA (Associação de Oficinas de Madrid) e a NATRAM (Associação dos Empregadores de Reparação, Venda, Reposição e outras atividades afins de Veículos Automóveis da Comunidade de Madrid) continuam as ações do plano de melhoria de carroceria anunciado em Fevereiro, que reportou em os resultados do estudo sobre o preço horário pago pelas seguradoras e a defasagem que apresenta em relação ao custo horário da oficina.

Em cumprimento ao anunciado, foi enviado o estudo  , assinado pela ASETRA e pela NATRAM ( Associação dos Empregadores da Reparação, Venda, Peças e outras atividades afins de veículos automóveis da Comunidade de Madrid), o estudo às principais seguradoras na Comunidade de Madrid  (com uma quota de mercado de aproximadamente 86%), destacando a carta de acompanhamento em quatro aspectos:

1.- Que o estudo conclua que as oficinas trabalham para as seguradoras abaixo do custo horário , ou seja, que o preço pago pelas entidades não satisfaz o custo horário das oficinas .

2º.- Consequentemente, as seguradoras são solicitadas a atualizar os seus preços para corrigir a diferença com o custo horário da oficina.

3º.- Além disso, as seguradoras beneficiárias foram informadas de que apelaram  aos seus associados para que “cada workshop estude a sua estrutura de custos por hora e o preço pago por cada entidade e, se for caso disso, dirija-se às entidades para tratar da adaptação de o preço “.

4.- Por último, registram-se  as consequências indesejáveis ​​derivadas das diferenças entre custo e preço, tendo em conta que o volume de trabalho que as entidades contribuem nas oficinas é superior a 86%.

  • A primeira consequência referida refere-se às oficinas, uma vez que  a situação compromete a sobrevivência do setor e a sua renovação .
  • A segunda consequência, em linha com o anterior, é a  redução da concorrência, o que fará sentir os seus efeitos no próprio setor segurador .

Da mesma forma, o estudo será encaminhado à  Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) para que os seus dados sejam examinados  e tenham conhecimento deles.

Estas ações estão a ser desenvolvidas conjuntamente pela  ASETRA  e pela  NATRAM , associações de oficinas da Comunidade de Madrid e integradas nas associações patronais espanholas CONEPA e CETRAA.

Em breve, serão realizadas novas iniciativas que permitirão às associações e seus associados esclarecerem mais e melhor o funcionamento do mercado segurador em relação às oficinas.

Fonte: CETRAA

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