A Profa. Dra. Elaine Mandotti, diretora de cursos da IBS AMERICAS, a maior escola internacional de negócios do Brasil, é uma especialista em varejo e consumo que acredita que o consumidor brasileiro deve ainda permanecer cauteloso por mais algum tempo neste início de ano.
Para a especialista “os indicadores de inflação no mundo são preocupantes, apesar de se apresentarem em queda nos EUA e Europa”. No Brasil, a inflação acumulada foi de 5,79% sendo que alguns produtos que atendem necessidades básicas chegaram a ter seus preços no varejo dobrados, foi o caso da Cebola, Leite Longa Vida etc. Apesar da inflação, a taxa de desemprego caiu para 8.1% em novembro de 2022 (melhor que 2021, quando tivemos 13,1% no mesmo período). (Vale lembrar que estávamos enfrentando a pandemia causada pela covid-19). São esses aspectos que, em sua opinião, afetam o comportamento do consumidor que deve permanecer cauteloso neste ano, pois também passaremos por mudanças de políticas públicas no Brasil que também afetarão esses índices.
Essa cautela no consumo deve gerar para o primeiro semestre resultados muito parecidos com o de 2022. A professora lembra e concorda com os números divulgados pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), que estima um aumento do consumo em 2,5% para 2023. Passado o primeiro trimestre em que contas sazonais pesadas atingem o brasileiro, ela acredita numa pequena evolução do consumo.
Já pensando no segundo semestre, Mandotti acredita que a interferência de políticas públicas, como o auxílio do bolsa família, pode ajudar a recuperação econômica e de consumo do país
Sobre as vendas on-line a professora Elaine Mandotti acredita que elas acompanham esse movimento de mercado e não crê numa queda de confiança em função do efeito que o case das Lojas Americanas possam provocar no mercado.