Estoques de carros importados da China são estimados em 81.700 unidades pela Anfavea

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Hoje tivemos a tradicional apresentação da Anfavea dos resultados da indústria automobilística, onde foram divulgados entre outras informações, a produção, exportações, vendas, mas o que vamos abordar nesse post são os estoques disponíveis de veículos importados da China.

No levantamento feito pela Anfavea somente no mês de junho foram importados da China 70.200 unidades, fechando agosto com um estoque remanescente de 81.700 veículos, volume suficiente para quase nove meses de vendas.

Poderíamos mudar nosso título para recorde de importações em um único mês, ou maior estoque da história do segmento de importados, mas aqui vamos analisar quais são os possíveis efeitos no mercado em relação a este estoque.

Em primeiro lugar esse volume de estoque é reflexo do excedente de produção da China, em segundo às montadoras entrantes importaram essa quantidade para antecipar o aumento do imposto de importação, em terceiro é impossível não mencionar a capacidade logística da China para exportação, em quarto vamos fechar o ano como maior mercado exportador da China.

O grande volume de importações em tese vai permitir as entrantes chinesas a possibilidade aplicar reajustes menores em seus preços, ficando assim com uma vantagem competitiva em relação aos seus principais concorrentes.

Ter um estoque excedente para quase 9 meses, não é uma prática saudável em gestão comercial, pois tende a provocar queda de preços com redução da rentabilidade de toda a cadeia, seria inimaginável uma indústria local adotar tal estratégia.

Temos ainda a pressão que o setor exerce em relação ao ano de fabricação dos veículos, pois sabemos que iniciar o ano com um excedente de veículos fabricados no ciclo anterior tende provocar queda em preços e postergar novos lançamentos e investimentos.

Não sabemos qual será a estratégia utilizada pelas novas entrantes para acelerar a redução dos estoques antes da virada do ano, afinal o volume excedente pode ser inclusive exportado, o difícil é saber para quem.

Esse movimento de importação com certeza terá reflexos, que vão envolver além de estratégias comerciais, prováveis mudanças nas políticas de importação.

Apenas para comparar as montadoras locais encerram o mês de agosto com um estoque suficiente para 34 dias.

Em uma situação normal, seria fácil imaginar as possíveis estratégias comerciais para reduzir este estoque, assim como os impactos provocados no mercado, mas não é uma situação normal, esse grande volume de importação foi planejado.

A busca pelo equilíbrio dos estoques é essencial para o bom desempenho de qualquer operação, proporcionando redução de custos, adequando fluxos de caixa, reduzindo despesas com estruturas, danos a estocagem, interrupções na produção e perdas financeiras. Sendo assim será um ótimo exercício observar quais serão as estratégias das entrantes para uma adequação dos estoques, afinal poderemos ter novas surpresas.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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