Exclusivo: setembro já quebrou o recorde mensal de vendas de elétricos

Mesmo antes da totalização os números são os mais altos da história para um único mês

/
4 minutos de leitura

Fonte: Use Elétrico

Mesmo faltando ainda quatro dias úteis para o término do mês, setembro de 2022 já entrou para a história do setor automotivo nacional ao quebrar o recorde mensal de vendas de veículos leves 100% elétricos.

De acordo com informações preliminares fornecidas com exclusividade ao Use Elétrico pelo consultor Marcelo Cavalcante, as vendas de elétricos atingiram de 1o. a 26 de setembro o volume total de 1.185 unidades. Até o momento o melhor mês para as vendas de elétricos era junho deste ano, com 1.087 emplacamentos, segundo dados da Anfavea.

Cavalcante aponta que o bom resultado do mês foi em muito ajudado por um grande volume da Caoa Chery, que lidera o período com nada menos do que 571 emplacamentos — ou seja, quase metade do total. Obviamente todos são do modelo iCar, único elétrico comercializado pela marca aqui atualmente.

Este volume, em sua grande maioria (470 unidades), foi obtido por venda direta, ou seja, em negociação de grande lote com um frotista ou uma locadora. As outras cerca de 100 unidades do modelo foram comercializadas no varejo.

Destaque até o momento também para a Renault, em segundo lugar no ranking de vendas de elétricos por montadoras com 145 unidades — certamente reflexo do início efetivo das entregas do Kwid E-Tech. Fechando o pódio parcial do mês está a Volvo, com 137 unidades emplacadas.

E não é só. Setembro poderá vir a ser ainda o melhor mês da história em vendas de eletrificados (elétricos + híbridos) no mercado brasileiro. De acordo com os dados revelados pelo consultor Marcelo Cavalcante, até o dia 26 já foram emplacadas 3.528 unidades de modelos híbridos, somando, assim, 4.443 veículos leves eletrificados vendidos neste mês.

Esse volume já representa o melhor resultado do ano e o segundo melhor mês da história, título que até agora pertencia a agosto, com 4.246 unidades (946 elétricos + 3.300 híbridos). Para quebrar o recorde atual, de dezembro de 2021, com 4.545 unidades (712 elétricos + 3.833 híbridos), faltam apenas 103 unidades.

A possibilidade de quebra do recorde mensal de emplacamentos de eletrificados é gigantesca, pois a média diária de vendas de eletrificados em setembro, em 18 dias úteis, está em 246 unidades — e ainda faltam mais quatro dias úteis até o fechamento do mês.

O resultado dos modelos híbridos foi mais uma vez ajudado pela Caoa Chery, que ficou em segundo lugar no ranking parcial até o dia 26, com pouco mais de 1 mil emplacamentos — a montadora iniciou recentemente as vendas das versões híbridas dos modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Destaque também para a Kia, que lançou há pouco o novo Sportage híbrido e já comercializa o Niro, que será lançado oficialmente no início do mês que vem. A montadora está em terceiro no ranking parcial de vendas de híbridos por marca.

Quem lidera a lista nos híbridos até o momento é a Toyota, com quase 1,1 mil emplacamentos.

Confira na tabela abaixo a posição completa das vendas de modelos eletrificados por marca em setembro até ontem, dia 26.

Agradecimentos especiais a Marcelo Cavalcante (consultores.cavalcante@gmail.com).

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Minuto do Caminhão - Os Acidentes nas Federais

Próximo

BMW XM é revelado com design extravagante e motor V8 híbrido mais potente da história da BMW M GmbH

Pular para o conteúdo