Expansão da rede de concessionárias no Brasil impulsionada por Carros Chineses

3 minutos de leitura

A venda de carros eletrificados chineses no Brasil teve um aumento impressionante de 500% no último ano, impulsionando a expansão da rede de concessionárias de automóveis e comerciais leves em todo o país. Atualmente, são 4.130 pontos de venda, um crescimento de 6% em comparação com os 3.900 registrados entre 2020 e 2021, período marcado por uma redução na rede devido à pandemia de COVID-19.

Nos últimos quatro anos, o mercado automotivo brasileiro passou por diversas transformações. A Ford, por exemplo, anunciou em 2021 a suspensão da produção no Brasil, resultando na redução de sua rede de concessionárias. Em contraste, a Audi reiniciou suas operações em São José dos Pinhais, PR, no ano seguinte, expandindo seu atendimento no país.

Outro destaque é a Caoa-Chery, que ampliou seus negócios e pontos de venda a partir da montagem de carros chineses em Anápolis, GO. Desde o ano passado, as fabricantes chinesas BYD e GWM têm investido fortemente no mercado brasileiro, planejando iniciar a produção local no próximo ano e expandindo suas redes para atender à crescente demanda por modelos eletrificados, tanto híbridos quanto 100% elétricos.

A rede de concessionárias no Brasil está em expansão, mesmo com a redução no número de grupos operando no setor. A maioria das concessionárias agora é multimarca, uma mudança significativa em relação aos anos 80 e 90, que ajuda a mitigar riscos associados ao desempenho de marcas específicas.

A BYD exemplifica essa estratégia, operando atualmente com 97 concessionárias pertencentes a 39 grupos, com a meta de atingir 250 pontos até dezembro. Grupos como Grand Brasil em São Paulo, Via 1 no Nordeste e Via Porto no Rio Grande do Sul são parceiros-chave nessa expansão.

A Nissan também adotará essa abordagem, conforme anunciado por Guy Rodriguez, presidente da empresa na América Latina. Com o lançamento de dois novos SUVs, a marca planeja abrir até dez novas concessionárias, todas operadas por grupos já parceiros.

Essa expansão reflete a resiliência e a adaptação do mercado automotivo brasileiro, que continua a crescer e evoluir, impulsionado pela demanda por veículos eletrificados e pela entrada de novas marcas no país.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF expande seu portfólio de controle de movimento de veículos cubiX para veículos comerciais

Próximo

Vendas de caminhões terão crescimento de 12% em 2024 de acordo com a Fenabrave

Pular para o conteúdo